.

31.12.06

Feliz Ano Novo

Quero aproveitar
que estamos começando tudo novamente e dizer.
A estrela finalmente brilhou.
A Criança chegou, nasceu o novo ano.
Até na corrida de São Silvestre o Brasil chegou,
Seu recado deixou

Quero acreditar que dias melhores virão.
Muita chuva vem lavando e limpando o que passou
Novas metas e ideais. Vamos esperar,
E que a vida possa caminhar para um novo amanhã.
Com mais equilíbrio.
Feliz Ano novo

Dora Dimolitsas

30.12.06

A monarquia e sua ultima festa.

Foi uma mesa que deixaria o planalto, com inveja.
Foi no histórico "Baile da Ilha Fiscal", a última festa do Brasil - Império. Teve como pretexto uma homenagem do visconde de Ouro-Preto, presidente do Conselho de Ministros, aos trezentos tripulantes do cruzador chileno Almirante Cochran, atracado no Rio de Janeiro.
No dia 9 de Novembro de 1889, os 4500 convidados. Jantar preparado por noventa cozinheiros e servido por 150 garçons: dezoito pavões, quinhentos perus, 64 faisões, oitenta quilos de camarão, trezentas peças de presunto, 1300 frangos, 1200 latas de aspargos, oitocentas de trufas, 12 mil sorvetes e quinhentos pratos de doces variados.
10 mil litros de cerveja e 258 caixas de champagne e vinho.
Veja a lista de objetos encontrados no salão na manhã seguinte: treze lenços de seda, nove de linho e quinze de cambraia, dezesseis chapéus e dezessete ligas, entre outras coisas.
A Monarquia terminou seis dias depois.

Em 1991, no governo Collor, o Palácio do Planalto consumiu 2,4 toneladas de camarões.

O que é o caviar?

O caviar é feito de ovas salgadas de esturjão, o maior peixe de água doce do mundo. Elas precisam ser retiradas do peixe ainda vivo no prazo máximo de quinze minutos para depois serem peneiradas, lavadas e secas. O prato nasceu na Rússia nas cortes dos czares Ivan IV ( Ivan, o Terrível), Nicolau I e Nicolau II.


Comendo com pauzinhos

Na China da dinastia Shang ( 1766 a 1122 a.C.), levar à mesa um peixe ou um frango inteiro era considerado um ato bárbaro. Costumava-se comer com as mãos e cortar os alimentos com a mesma faca que se usava para matar os inimigos. Além disso, os chineses julgavam falta de educação obrigar um convidado a qualquer esforço durante as refeições. O problema foi resolvido com a invenção de um novo utensílio: os pauzinhos, que permitiam servir a comida em pequenos pedaços.
Ali, na China, os pauzinhos receberam o nome de kuai-tzu. No Japão, são conhecidos como hashi.

Pesquisa feita no guia dos curiosos.

Dora Dimolitsas