.

26.8.07

Grecia em Chamas




Desde sexta-feira, país identificou ao menos 170 focos de incêndio.
Tempo seco e vento ajudam a espalhar chamas; há suspeitas de incêndio criminoso

RETRANSMITIMOS MENSAGEM RECEBIDA PELA

SOCIEDADE HELÊNICA DE PORTO ALEGRE

"ESTAMOS DE LUTO"

Incêndios matam 49 pessoas na Grécia

O número de mortos dos violentos incêndios que destroem o Peloponeso, no sul da Grécia, aumentou para 49 na noite deste sábado, e as chamas continuam avançando, ameaçando também o sul da Ilha de Eube. Há décadas, a Grécia não via incêndios tão graves. O primeiro-ministro Costas Caramanlis decretou estado de emergência em todo o país.

» Grécia declara estado de emergência

Em mensagem à Nação, Caramanlis ele anunciou uma série de medidas, entre as quais ajudas financeiras e abrigo às populações atingidas, e medidas contra a especulação imobiliária. Ele também frisou sua determinação em punir eventuais incendiários.

Os bombeiros já levantaram várias pistas criminosas, lembrando que 22 focos de incêndio surgiram na sexta-feira durante a noite. Quatro suspeitos de incêndio voluntário foram detidas neste sábado. O governo decretou luto nacional de três dias a partir deste sábado.

Trinta e nove pessoas, entre as quais uma mãe de família e seus quatro filhos de 5 a 15 anos, e 3 três outras crianças morreram na região de Zacharo, cidade da região de Élide, no oeste da península. Durante a tarde, as autoridades anunciaram a descoberta de quatro corpos no setor de Leondari, perto de Megalópolis, na Arcádia.

Seis outras pessoas, das quais quatro turistas e um bombeiro voluntário, morreram perto de Areópolis, em Magna (sul). Os membros do socorro encontraram dois grupos de pessoas carbonizadas nas estradas próximas a Zacharo, numa região de escarpada, habitada principalmente por pessoas idosas no inverno, que recebem suas famílias no verão.

Neste sábado, durante a tarde, as chamas alimentadas por ventos fortes voltaram a aumentar na região, onde moradores de 10 localidades foram obrigados a deixar suas casas, segundo os bombeiros. Na aldeia de Smerno, ainda habitada por vários moradores, casas estavam queimando e faltava água em um dos caminhões dos bombeiros.

Mais de 800 bombeiros, auxiliados por cerca de 400 soldados e apoiados por 11 aviões e sete helicópteros, estão mobilizados em duas frentes no Peloponeso: no centro, perto de Megalópolis, e no nordeste, perto de Corinto. Atenas lançou um apelo de ajuda à União Européia, e dois aviões franceses devem chegar neste sábado. A Alemanha e a Noruega também ofereceram um avião e três helicópteros.

"A prioridade é salvar vidas", disse à AFP uma porta-voz dos bombeiros. Algumas vítimas "talvez tenham demorado demais a fugir", tentou explicar o porta-voz do governo Evangelos Antonaros. Entretanto, os bombeiros admitiram não ter conseguido chegar a tempo a todas as zonas ameaçadas.

Um incêndio violento começou na tarde deste sábado no monte Hymette, na periferia de Atenas, mas o fogo estaria praticamente sob controle, segundo os bombeiros. Um convento foi esvaziado, por precaução. Uma última frente preocupava os bombeiros neste sábado, no sudoeste da ilha de Evia (nordeste de Atenas), onde os moradores de quatro pequenos balneários foram orientados a abandonar suas casas.

Num momento em que o país se prepara para eleições legislativas antecipadas, previstas para o dia 16 de setembro, Caramanlis lançou um apelo a todos os gregos para que unam suas forças. O Estado "fará o máximo para curar as feridas profundas" deixadas pela tragédia. "Estamos travando uma batalha desigual em muitas frentes, em condições particularmente adversas", resumiu Caramanlis.

AFP

No globo.com

Segundo bombeiros em entrevista à rede "CNN", há desconfianças de que o incêndio seja criminoso. Isso porque testemunhas disseram ter visto diversos focos de incêndio queimando simultaneamente em uma área de 20 km na região sul da Grécia. Um esquadrão antiterrorismo já trabalha na investigação e autoridades falam em “ato criminoso”.

Mais de 800 bombeiros, auxiliados por cerca de 400 soldados e apoiados por 11 aviões e sete helicópteros, estão mobilizados em duas frentes no Peloponeso: no centro, perto de Megalópolis, e no nordeste, perto de Corinto. O tempo seco e os fortes ventos ajudam a espalhar as chamas e, por isso, 170 focos já foram registrados em diversas regiões do país.

A Grécia fez um apelo a países da União Européia e, por isso, França, Alemanha e Espanha devem enviar aviões para combater o fogo. José Manuel Barroso, presidente da Comissão Européia, disse estar “entristecido pela trágica perda de vidas humanas”. Ele também reforçou a necessidade de assistência à Grécia.

Sociedade Helênica de Porto Alegre

Rua Monteiro Lobato, 312, Partenon, Porto Alegre/RS, CEP



ULTIMAS NOTICIAS



O Primeiro ministro Konstantinos Karamanlis acabou de declarar a Grecia em estade de emergencia....
Toda a Grecia queimando....Impossível conter o fogo, aldeias inteiras queimaram...O numero de mortos nesse momento esta em 60 e continua subindo.... Centenas de feridos, milhares de isolados esperando algum tipo de ajuda....
A Europa esta mandando ao que parece ajuda, com aviões e helicópteros que jogam agua..... mas não sei se vai adiantar, porque os ventos estão fortes demais, e os aviões não conseguem voar, a agua vai perdida....
Não ah imagens piores O Peloponeso inteiro em chamas, Evoia em chamas, o norte da Grecia em chamas.... Atenas em 4 localidades em chamas.... Creio que a Grécia nunca mais será o que era...
Atá ha pouco estávamos também sem internet.... agora parece que sanaram o defeito...Vamos ver o dia de amanha...

mensagem vinda direto da Grecia



1 Comentários:

  • Grecia em Chamas = o alerta está sendo dado para nós Humanos, não podemos ficar parados esperando o planeta pegar fogo, temos que agir em Defesa do Meio Ambiente, não deixar a poluição desenfreada tomar conta do planeta...Doroty Dimolitsas, acendeu o alerta na minha mente através dessa matéria," Grecia em Chamas " estou mais consciente que devemos e podemos fazer alguma coisa para salvar nosso planeta,.
    Obrigado Dora,
    Comendador De Luna Freire

    Por Blogger deluna, às 10:56 PM  

Postar um comentário

<< Home