.

30.5.07

Vamos falar de arte:


Vamos viajar nos trabalhos de Ana

falar de arte:

Da complexidade e das contradições humanas,

Dos sonhos, da criação, da ousadia do homem que fala com os pincéis. Onde os grandes mestres do renascimento eternizaram-se com seus pincéis.

Leonardo Da Vinci- Pintor e escultor -(1519/ 1452)

Giotto –Pintor- (1266/1336)

Lorenzo Ghiberti-Escultor-(1378/1455)

Donatello-(Escultor-(1386/1460)

Gieovanni Bellini-Pintor-(1430/1516)

Sandro Botticelli -Pintor-(1445/1510)

Bosch-Pintor -(1450/1516)

Rafael - Pintor-(1483/1520)

Miguelangelo- Pintor e escultor-(1475/1564)

Ticiano-Pintor-(1487/1576 )

E muitos outros.

Feiticeira_ alizarym

E hoje temos grandes artistas escondidos,com trabalhos belíssimos, como o trabalhos da Ana

Vamos saber, ver, e conhecer o trabalho desta artista

Ana Brasileira morando em Florianópolis SC (desde 1985),

Ousada, capaz, dinâmica com grande senso humanitário desenvolve trabalhos comunitários para crianças carentes

E outros projetos beneficentes.



Ana Luisa Kaminski Kohn

FORMAÇÃO:

Graduação em LETRAS, UFSC.

Mestrado em Literatura Brasileira e Teoria Literária, UFSC (2002). Curso de Desenho e Pintura na Escola Municipal de Belas Artes, Erechim, RS.

Dá aulas de desenho e pintura desde 1987. Trabalha em atelier próprio, em Florianópolis. Dá aulas de pintura para crianças carentes na comunidade do Morro Sta. Vitória,

Participando do projeto do Instituto Solidariedade e Cultura.

EXPOSIÇÕES: Participação em diversas coletivas em Erechim (RS), Florianópolis (SC), individuais em Erechim,Florianópolis e Curitiba.

Possui trabalhos expostos na Galeria Spazio Surreale, SP.

PREMIAÇÕES:Quinto Lugar na categoria Pintura na IV Bienal de Roma, Itália, em 2004.


Ninfa_Azul


analukaminski@gmail.com (48) 3222 6341 trabalhos prontos e também por encomendas.


Visitem-me: www.ancoraseasas.blogspot.com
www.luisakaminski.nafoto.net
http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=19762
www.ateliersonhomeu.blogspot.com
www.spaziosurreale.com.br

OSSOS DE BORBOLETA

"São lindos os ossos de borboleta. Bem sei que só existem em sentido figurado; ninharias que lhes deram o nome; um ceitil, um sexto de real ou do irreal, um milésimo do zero. Mas acredito teimosamente na existência dos ossos de borboleta."
"Bem sei que por exemplo os ossos de siba ou sépia são admiráveis; tanto assim que o poeta Montale batizou Ossi di seppia um dos seus melhores livros. Bem sei que o molusco de que é tipo a Sepia officinalis tornou-se precioso até na oficina do pintor."

"Mas os ossos de borboleta! Que finura, que delicadeza! Voam. "

(Murilo Mendes, in Poliedro)

23.5.07

SELMA FLAVIA

Nossa pagina de hoje falará sobre

florais com a profª


Selma Flávio


Nascida em São Paulo,

Profª Curso Internacional HealingHerbs – Floral de Bach

Sinatem 0879

Terapeuta Naturalista há oito anos, especialista em Terapia Floral. e Reiki

Palestrante com temas voltados para qualidade de vida.

Treinamento de pessoal e facilitadora na área de atendimento.

Professora Curso Internacional Healingherbs (Florais de Bach)

FORMAÇÃO NATURALISTA

- Formação em Terapia Floral - Associação de Essências Florais – ABRE-FLOR.

- Especialização em Florais de Bach pela Healing Herbs no Brasil, Flower Essences of fox Mountain (Certificado Internacional).

-Formação em Reiki, nível III - Associação Brasileira de Reiki, pelo Sistema USUI SHIKI RYOHO (Claudete França).

- Dentro do curso de Terapia Floral inclui os sistemas florais da Califórnia, Austrália, Minas (florais e fitoflorais) , Filhas de Guaia e Saint Germain.

- Consciência Energética, com Evelyn Scheven.

- Cinesiologia

- Abordagem Antroposófica da Fisiologia Humana, com Telma Buarque. - Radiestesia. - Bioletrografia (foto kirlian).

- Profª Curso Internacional Healingherbs (Florais de Bach)

PARTICIPAÇÃO EM TRABALHOS E ORGANIZAÇÕES DE EVENTOS

-Trabalho comunitário na Sociedade Amigos e Bairro do Jardim Sapopemba.




Palestra

- Trabalho Social com mulheres da Delegacia Feminina Eliana de Gramon.

- Monografia desenvolvida com o tema “LIDER” (Gestão Empresarial e as Essências Florais).

-Site profissional em

11 3537 4366 / e-mail selmaflavio@terra.com.br

construção – acesse http://www.ypros.com.br/jconte/

OS REMÉDIOS FLORAIS DO DR. BACH

“A doença é única e puramente corretiva: nem vingativa nem cruel, é o meio adotado pelas nossas próprias almas para mostrar-nos os nossos erros, impedir-nos de cometer erros maiores, obstar a que façamos mais mal e trazer-nos de volta ao caminho da Verdade e da Luz, do qual nunca deveríamos ter saído.”

(Dr. Bach)

O QUE SÃO ESSÊNCIAS FLORAIS?

As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos Por via oral, usada para tratar profundas questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. Embora o uso de flores para a cura tenha muitos precedentes desde antiguidade, à aplicação precisa das essências florais em emoções e atitudes específicas foram desenvolvidas pela primeira vez por um médico inglês, o Dr. Edward Bach, na década de 1930.

Em geral, essências florais são preparadas a partir de uma infusão solar de flores silvestres ou flores intactas de jardim em um jardim em um recipiente com água, que é posteriormente diluída potencializada e conservada em conhaque. As preparações com qualidade requerem uma cuidadosa atenção à pureza do ambiente, à vibração e potência das flores, às condições celestes e meteorológicas, e um estudo sensível das propriedades físicas e energéticas da planta ao longo dos ciclos de crescimento.

Embora as essências florais se assemelhem á outros medicamentos apresentados em frascos com conta-gotas, elas não agem devido à composição química do líquido e sim por causa das energias vitais provenientes da planta e contidas na matriz à base de água. Como os remédios homeopáticos, as essências florais têm uma natureza vibracional. Elas são altamente diluídas, sob um ponto de vista físico, porém contém um poder sutil enquanto substâncias, pois incorporam os padrões energéticos específicos de cada flor. Seu impacto não é o resultado de alguma interação na bioquímica direta na fisiologia do corpo. Pelo contrario, as essências florais atuam através dos vários campos de energias humanas, os quais por sua vez influenciam o bem-estar mental, emocional e físico.

Para entendermos a ressonância vibracional das essências florais provém da holografia. Uma fotografia consiste em padrões de interferência de ondas luminosas, e qualquer parte deles contém informações sobre o todo e pode ser usada para recriar a imagem tridimensional original. Assim podemos descrever a água que contém as flores como sendo a receptora de uma espécie de impressão holográfica das qualidades essenciais da planta. Cada gota dessa água contém a configuração completa do arquétipo da planta. Ao diluirmos a essência floral, atenuamos a substância física da infusão de modo que ela deixa de ser bioquimicamente significativa.

Entretanto, toda a “mensagem” etérica (semelhante a uma holografia) da essência da planta permanece nas poucas gotas, altamente diluídas, que introduzimos em nossos corpos.

Sendo essências líquidas extraídas de flores que atuam beneficamente sobre nossos estados mentais, ajudando-nos a harmonizar nossos pensamentos e sentimentos. À medida que nos equilibramos internamente, podem ocorrer, conseqüentemente, curas físicas. Nenhum floral pode causar danos nem criar dependência. Em qualquer trabalho com essências florais espera-se que a pessoa procure seu auto-conhecimento e se responsabilize por seu desenvolvimento e crescimento pessoal. As essências florais funcionam através de ondas de energia cujas vibrações, pulsando na mesma freqüência das virtudes esquecidas, dissolvem os estados negativos, transformando-os em vibrações positivas. Assim, quando a alma está em conflito com a personalidade, ocorre o desequilíbrio, e a pessoa passa a sentir-se mal física e emocionalmente. Com o uso do floral na hora e na medida certa, pode-se recuperar a harmonia perdida.

O PIONEIRO DAS ESSÊNCIAS FLORAIS
Dr. EDWARD BACH

O Dr. Bach foi um pioneiro na compreensão do relacionamento das emoções com a saúde do corpo e da psique. Ele nasceu em Moseley, no dia 24 de Setembro de 1886. Moseley é uma pequena vila perto de Birmingham, na Inglaterra.

Aos 20 anos, em 1906. Entrou na Faculdade de Medicina de Birmingham e se formou em 1912, com 26 anos. Trabalhou no Hospital Universitário de Londres, onde recebeu vários títulos, como o de Patologista e graduou-se em Saúde Pública em 1914; de 1912 a 1930, foi um grande médico cientista e pesquisador. Em 1917, quando tinha 31 anos e trabalhava nos Laboratórios do Hospital Universitário em Londres, ele teve Lima forte hemorragia digestiva, foi levado com urgência para uma cirurgia e deram-lhe somente três meses de vida. A partir dai iniciou uma cobrança violenta por uma grande “Transformação Interna” para descobrir seu real papel pelo coletivo.

Em 1930, o Dr. Bach deixou sua clínica homeopática em Londres e se transferiu para a zona rural a fim de desenvolver um novo sistema de remédios naturais, feito com flores silvestres. Reconheceu a importância de emoções destrutivas tais como a depressão, o ódio e o medo. Junto com outros pioneiros da medicina psicossomática, ele percebeu o tributo devastador que as emoções e atitudes desequilibradas cobram do corpo humano.

Dr. Bach classificou trinta e oito (38) essências florais, distribuindo-as em sete (7) categorias de desequilíbrios. Assim agrupou as essências para lidar com: 1º-medos, 2º-indecisões, 3º-falta de interesse no presente, 4º-solidão, 5º-sensibilidade à influência e opiniões, 6º-desespero e 7º-preocupação, excessiva como outros.

  • Morreu dormindo em 27 de novembro de 1936 (de parada cardíaca com 50 anos de idade).

Resumo das 38 Essências do sistema dos Florais de Bach.

Os Florais de Bach

As 38 essências que ajudam a restabelecer um equilíbrio das emoções negativas:

AGRIMONY: Desassossego interior mascarado por uma fachada jovial e adiante.

ASPEN: Medos vagos de origem desconhecida. Pressentimentos ruins.

BEECH: Intolerante, crítico, não consegue entender os defeitos dos outros.

CENTAURY: Para os subservientes, pessoas tímidas e que são facilmente dominadas.

CERATO: Não confia em seu próprio julgamento.

CHERRY PLUM: Medo de perder o controle e a razão.

CHESTNUT BUD: Incapacidade de aprender com os erros passados.

CHICORY: Para pessoas do tipo "maternal”, mas que tendem a exercer um controle excessivo sobre as crianças, familiar e amigos.

CLEMATIS: Para os sonhadores - falta de interesse no presente.

CRAB APPLE: Para quem se sente fisicamente sujo, baixa auto-estima, vergonha de si mesmo.

ELM: Para os que em determinado momento sentem que não terão forças para cumprir suas responsabilidades.

GENTIAN: Desânimo, pessimismo. Desencorajado quando as coisas não dão certo ou quando há dificuldade de causa conhecida.

GORSE: Desesperança, desespero, depressão. Falta de fé, pessimismo.

HEATHER: Egocêntrico. Detesta solidão. Não sabe ouvir.

HOLLY: Ódio, raiva, ciúme, inveja, agressividade,

HONEYSUCKLE: Para quem vive no passado.

HORNBEAM: Sensação de "2ª feira de manhã". Cansaço.

IMPATIENS: Impaciência. Nervosismo.

LARCH: Sente-se inferior aos outros.

MIMULUS: Medos e temores por coisas conhecidas.

MUSTARD: Tristeza profunda sem explicação.

OAK: Trabalhador incansável.

OLIVE: Para o esgotamento total, mental ou físico.

PINE: Para culpa.

RED CHESTNUT: Preocupação excessiva e medo pelos outros.

ROCK ROSE: Susto, medo, pânico, terror.

ROCK WATER: Para os que são excessivamente rigorosos consigo mesmos. Perfeccionistas.

SCLERANTHUS: Incerteza, indecisão diante de duas opções.

STAR OF BETHLEHEM: Para o choque físico ou mental e suas conseqüências.

SWEET CHESTNUT: Para angústia extrema. Sensação de ter chegado ao limite.

VERVAIN: Para tensão. Fanático, dono da verdade tenta converter os outros às suas idéias e crenças.

VINE: Dominador. Ambicioso e determinado. Não pede, manda.

WALNUT: Protege de influências exteriores. Manter a mudança.

WATER VIOLET: Orgulhoso, indiferente. Prefere ficar sozinho.

WHITE CHESTNUT: Pensamentos indesejáveis e persistentes que atormentam.

WILD OAT: Pessoa ambiciosa, mas com dificuldade para escolher uma vocação profissional ou caminho, tornando-se frustrada e deprimida.

WILD ROSE: Resignação e apatia.

WILLOW: Para o ressentimento, amargura.

Rescue Remedy

Este floral é uma mistura de outros 5 florais combinados. Star of Bethlehem -, Rock Rose - Impatiens - Cherry Plum - Clematis

Este é o remédio do socorro e do resgate.

Do socorro em situações difíceis, de sofrimento do corpo ou tormentos emocionais, do resgate do equilíbrio de nossa energia deslocada por algum trauma energético. Tudo o que nos esvazia de energia recebe o nome de trauma energético: um susto, más notícias, um pesadelo, um acidente – que envolve ou não perda de consciência, e enfim, situações que exijam providências imediatas. Esta essência é amplamente utilizada, na sua forma "stock" ou diluída; ela traz alívio, tranqüilidade emocional, relaxamento muscular, quietude mental, confiança..

Tome florais com acompanhamento terapêutico, aqui se encontra apenas uma prévia de cada floral do sistema de Bach, hoje em dia possuem muitos outros e cada qual com um enfoque em especial.

Além do Bach temos Saint Germain, Minas, Califórnia, Austrália, Filhas de Gaia, Fox Montain, Deserto e outros...



Aqui amostra de alguns Floras





15.5.07

CHRISTINA





CHRISTINA MAGALHÃES HERRMANN
"Chris Borboleta" ou
Chris Herrmann,
como é chamada carinhosamente por seus amigos


CHRISTINA


É nossa convidada por ser muito atuante na Net. Desempenha, com sucesso, trabalhos em várias comunidades virtuais, especialmente no Orkut. Chris tem sempre o objetivo claro de promover o intercâmbio cultural nas mais diversas áreas como filosofia, entrevistas, literatura e artes em geral. Na música, Chris canta e encanta ao piano. Na literatura, dedica-se com
paixão à poesia e possui o dom de estimular novos talentos.

Numa parceria de suas comunidades com o Congresso Brasileiro de Poesia desde 2006, coordenado pelo poeta e jornalista Ademir Antonio Bacca, Chris tem criado e organizado antologias. A finalidade tem sido reunir poetas iniciantes e já consagrados num mesmo espaço, propiciando uma nova experiência de alteridade poética, onde estágios de criação não são discriminados, mas valorizados e apreciados. O resultado tem sido bastante significativo com excelente divulgação e apoio do CBP e do Proyecto Cultural Sur.
Muito bem descreveu-a seu amigo Rubens Antonio, em recente depoimento:
"Chris É em necessária dialética entre expansão e convergência. Fundamentalmente, sorve o em-torno e se encontra na imensidão, impondo-se nela um liame doce e tenaz a unir tudo o que faz, em que Vida e Arte não têm fronteiras... ou, efetivamente, não se distinguem. Há o entender por sentir, na mais acurada percepção, em um reino onde o sensitivo ajuíza e impera necessariamente totalizante, especialmente artístico. Em Chris, tudo é centro e tudo é periferia, no Infinito nas buscas e no adejar as possibilidades do Estar. Aí, Razão e Sentir parem-se simultâneos e Sinfônicos, frutificando Arte... Arte... Arte... Arte..."




Na música, Chris canta e encanta ao Piano

CHRISTINA MAGALHÃES HERRMANN (Chris Herrmann) - Carioca da gema, nasceu e cresceu no Rio de Janeiro. Cursou Letras (Literatura) na UFRJ, parcialmente filosofia e teologia na FACEN e cursou também Administração Básica na Fundação Getúlio Vargas e Propaganda & Marketing na ESPM. Estudou piano e teoria musical no Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Já compôs músicas, é poeta, já participou de diversas antologias, dentro e fora do Brasil, como EUA e Espanha. Além disso, tem atuado na organização e divulgação de antologias e outros eventos literários. Trabalhou no Rio como secretária executiva bilíngüe e tradutora. Mudou-se para a Alemanha em 1996 onde, com sua família alemã, vive até hoje. Na Alemanha vem trabalhando com traduções e, atualmente, como web & graphic designer, mantém blogues de poemas, e escreve para a coluna quinzenal "Orkultural" de Blocos Online, um dos maiores portais culturais do Brasil e do mundo. No Orkut, fundou comunidades de sucesso onde incluem entrevistas online (já sendo preparadas para publicação em revista) e diversos projetos culturais; entre elas o Café Filosófico "Das Quatro", a Sociedade dos Pássaros-Poetas e a Trovadores Noturnos - estas três com antologias em parceria com o Congresso Brasileiro de Poesia desde 2006, e a Orkultural, em parceria com Blocos Online e ligada a sua coluna homônima.

Lista completa de sites e blogs:


Antologias 2006 do CF4 no XIV CBP - Parte I e II:
Duas de suas composições musicais:
"Em Busca do Paraíso"
"Vôo Celeste" (download = 5MB)
Chris no Manifesto Internacional "Poetas Del Mundo":
COMUNIDADES NO ORKUT:

Café Filosófico "Das Quatro"
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1190640

Sociedade dos Pássaros-Poetas
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2419882

Orkultural (em parceria com 'Blocos Online')
[Ligada à sua coluna quinzenal, a Orkultural foi indicada pelo Portal do Governo do Estado de São Paulo como uma das oito melhores comunidades do Orkut, na categoria Cultura e Conteúdo Didático, em 2006]
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4952440

Trovadores Noturnos
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12718509

Comunidade Chris MHerrmann (criada por R.P.Bartolamei)
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1982546

CaravanaCult (em parceria com Leila Míccolis e Clauky Saba)
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=23123998]

9.5.07

Poetas do Orkut




Nossa convidada de hoje é uma Poeta

do Orkut

que tem incentivado inúmeros outros poetas,

levado um grande número a

participarem de um E - book de sua criação,

juntamente com uma equipe de moderadoras

super eficientes.

SONINHA PORTO E CONVIDADOS,

Soninha

Fale um pouco do E-book

ESTE E-BOOK,

SONINHA PORTO E CONVIDADOS,


É O MAIOR PRESENTE PELO UM ANO DA COMUNIDADE, DE ESTAR JUNTO A VOCÊS, POETAS!

AMIGOS QUE ADORO E A FELICIDADE DE TRABALHAR COM ESTA EQUIPE DEDICADA E TALENTOSA. NÃO TÊM PREÇO, NÃO HÁ POESIA QUE POSSA EXPRIMIR...

EU OLHO, LEIO, CURTO, VIAJO... SE FIZEREM ISSO TAMBÉM, VOCÊS IRÃO ENTENDER O QUE FALO, ESTA AMIZADE É QUE ME FAZ SER MELHOR, FIZEMOS ALGO NOVO E FICOU LINDO!

MAS É A PRESENÇA DO POETA QUE FEZ TODA A DIFERENÇA, FOI A POESIA QUE NOS INSPIROU, A MIM E À EQUIPE, E COMO ELA É PODEROSA!!!!

NOS FEZ VIAJAR, MESMO SEM, MUITAS VEZES, DOMINARMOS AS TÉCNICAS DO COMPUTADOR.

UMA SIMPLES IDÉIA VIROU UMA GRANDE IDÉIA, UM GRANDE TRABALHO, UMA JÓIA, QUE IRÁ BRILHAR POR MUITO TEMPO NOS CAMINHOS DE TODOS NÓS.

OBRIGADA DORA, PELA TUA PRESENÇA, PELA TUA LINDA POESIA E ESPERO QUE OS TEUS LEITORES APRECIEM.

UM GRANDE ABRAÇO.

Sônia Maria Ferraresi, poetisa virtual,

gaúcha de Cruz Alta, pisciana,

conhecida como Soninha Porto,

em homenagem a Porto Alegre,

onde vive desde os quatro anos de idade,

solteira, três filhos, Feliz.

Iniciou e desabrochou em versos,

em julho de 2005,

quando começou a navegar pelo orkut e,

ao receber de presente de Natália Andrade, amiga de Ribeirão Preto,

a quem só conhece pelos canais da internet,

a comunidade Poemas À Flor da pele.

Acumula na bagagem mais de 200 poesias,

todas criadas pelo incentivo, carinho, ânimo e cumplicidade dos amigos,

recebidos diariamente por aquelas páginas.

Tantas foram as conversas e contatos,

que tem hoje uma rede cuidada e selecionada, de quase 700 amigos, dentre eles, a maioria poetas.

Sua Comunidade completou agora, em 29 de abril,

um ano de atividades e a equipe que administra o espaço, criou o E - Book

Soninha Porto e Convidados.

Ela e 51 poetas, de vários estados brasileiros,

chegam ao leitor numa obra cuidadosamente trabalhada, que objetiva divulgar a poesia de forma mais consistente,

contribuindo para a expansão da arte e da cultura em nosso País.

Livro:

Coletânea 42 anos da CAPORI/RS

E - Book Olhar à flor da pele!

http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=410273

Associações Culturais:

Sócia e Assessora da Presidenta da CAPORI/RS

Sócia do Parthenon Literário/RS

Mestre de Cerimônias da Fala - RS

Cadastrada no Poetas Del Mundo

(www.poetasdelmundo.com)

e-mails:

soniaferraresi@hotmail.com

heisoninha@gmail.com

Perfil: Soninha Porto Poeta Real do Orkut

Comunidade: Poemas à Flor da Pele

sites:

Recantodasletras.uol.com.br

(soninhaferraresi)

Magiasonhosepoemas – Neide Salles

www.magiasonhosepomemas.com

(novo site/recanto/navegando)

Prosa em Verso – Tatiana Monteiro

www.prosaemverso.com.br

Momento Lítero - cultural, "SELMO VASCONCELOS"
www.rondoniaovivo.com

Alma de Poeta – Poesia 3 x 4

http://www.almadepoeta.com/soninhaporto.htm

Soninha é uma poetisa com grande sentimento de desprendimento.

Conquistou grandes amizades no orkut.


Gastei uma hora pensando em um verso que a pena não quer escrever.

No entanto ele está cá dentro

inquieto, vivo.

Ele está cá dentro

e não quer sair.

Mas a poesia deste momento

inunda minha vida inteira.

Carlos Drummond de Andrade


ÍNDICE DOS AUTORES

01. Adriana Kless - O AMOR

02. Ana Wagner - QUANDO ELE PASSA

03. Arlete Castro - ENAMORADOS

04. Armando Licurgo – OBRIGADO

05. Basilina Pereira – SE A LUA SURGISSE

06. Cairo de Assis Trindade – LABIRINTO

07. Carol - ESQUECERES

08. Cida Fátima - NUNCA DESISTA

09. Cisne Negro – EQÜILÍBRIO

10. Cláudia Gonçalves - SOL NOTURNO

11. Cláudia Zin - A TRISTE ESPERA

12. Dalva de Oliveira – PAIXÃO ARDENTE

13. Dora – A NOITE

14. Ednilson de Paulo - À CARMIM

15. Eduardo Duda - A VIAGEM DA ESTRELA

16. Elza Fraga - ATEMPORAL

17. Gaivota – NO HÁLITO DA CHUVA

18. Ge Fazio – NATUREZA EM FESTA

19. Gustavo Schramm - O QUE FICA DE MIM

20. Iára Pacini – ÊXTASE

21. Ivy Gomide - ANÔNIMO SORRISO

22. Jenário de Fátima – COLO

23. Jorge Linhaça – SOB A LUA DOIRADA

24. Julio Sampietro - PINGOS DA SAUDADE

25. Leni Martins – PUNHAL

26. Lenise Marques - BORBOLETAS DE LETRAS


27. Lu Oliveira - INSÔNIA

28. Luan Antunes - BRILHOS PERDIDOS

29. Luiz Prôa – ALVO

30. Luz de Vila Nova – A PEDRA SILENCIADA

31. Mara Inez Moraes – DISTÂNCIA

32. Marco Araújo – ESCONDERIJO

33. Márcia Fernanda - O INTRUSO

34. Marclei Silva - DEVANEIOS

35. Maria Goreti Rocha - O PRIMEIRO SOUTIEN

36. Maria Lucilia Cardoso – COMO SE DESEJASSE

37. Marinês Bonacina - CAIXA DA VIDA

38. Mariza Alencastro - É DE MADRUGADA

39. Marko Andrade – INVISÍVEL

40. Natália Andrade - SILHUETA

41. Romeu Fagundes - SE EU MORRER AMANHÃ

42. Selmo Vasconcellos – DESABAFOS

43. Simone rocha – QUERO

44. Sirlei Passolongo – SOU FADA, SOU BRUXA

45. Sonia Maria Grillo - QUERO AMOR, QUERO AMAR

46. Sônia Prazeres – ESPETÁCULO

47. Soninha Porto – TATUAGENS

48. Suely Medeiros - A ROSA ÚNICA

49. Tatiana Monteiro – NOTIVAGANDO

50. Valter Montani - RENASCER

51. Vavá Maia - NÃO SEI SE DISSE

52. Vera Salbego – DE REPENTE


Soninha Porto, poetisa gaúcha, Porto Alegre/RS

brinde a todos pelo aniversário de um ano!

À linda Comunidade Poemas à Flor da Pele!

Presente de Natália Andrade, poetisa, amiga de todas as horas... obrigada Nana, pelo carinho!

Lugar privilegiado, que adoro, onde encontro pessoas que admiro e respeito, pena não ser possível os mais de 600 membros da comunidade aqui, mas estarão representados nestas páginas.

Parabéns Lenise pela idéia do E-BOOK COLETÂNEA SONINHA E CONVIDADOS! Você é uma amiga que sabe do seu valor, talento poético em poesias e contos. Obrigada!

Mara Inez, Adriana e Ge, poetisas maravilhosas, que com paciência e dedicação transformaram este pequeno livro numa jóia! Obrigada!

Idéias como essa promovem 52 autores em seus rasgos de beleza, criatividade, emoção, sensibilidade e todos os sentimentos que se permitem... à flor da pele!

São poetas, poetisas, escritores, contistas, músicos, amigos, amigas, de todos os cantos do Brasil, e fico realmente em estado de êxtase, por compartilhar com vocês este livro, uma pequena mostra da capacidade de várias mãos que trabalham para o bem comum... todos nós merecemos o belo, o lírico.

Obrigada a vocês por transformar o meu viver, tornar o meu pulsar ‘aqui dentro’ mais intenso, mais vibrante, mais feliz!

Que o brilho do E-Book se espalhe por este mundo a fora! Curtam, divirtam-se, emocionem-se...

Obrigada amigos! Obrigada Poetas!

Soninha Porto


O AMOR


Amor, palavra tão bela
A única que oferece
Resposta clara e singela
A tudo que acontece.

Capaz de fazer proeza
O amor não tem fronteira
Pura fonte de beleza
Derruba qualquer barreira.

Amor é estar presente
Mesmo ao estar distante
Lapidar diariamente
Um bonito diamante.

Força que leva a gente
Às mais belas atitudes
O amor traz inerente

Outras bonitas virtudes.





Outra alegre participante é uma das moderadoras

Mara Inez

Que faz uma bela explanação dos poetas do orkut.

POETAS DO ORKUT...UMA REALIDADE!
POETAS DO ORKUT

Poetas... Sempre existiram!
Trovadores, menestréis... Cantaram em versos os mais belos sentimentos...
e os mais doídos também!
A poesia é fórmula de expressão que desvenda o íntimo de cada um de nós.
Ser poeta é falar de AMOR!
Em todas as suas formas... Do amor platônico ao amor paixão!
Do amor a Deus, amor à natureza.
Do AMOR essência... Traduzindo em rimas todas as possibilidades de entrega.
É dizer de vida e morte, de alegria e tristeza, de presença e saudade!
Poesia, intensa emoção, liberta... Anima... Acalma o coração!
POESIA... é arte literária...que nos remete à Grécia antiga!
Tempo em que as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical
muito comum naquela época; daí a consideração de que a poesia pertence ao gênero lírico.
Poesia é arte - expressão de contextos culturais e históricos.
Em fórmulas clássicas, da antiga Grécia, a poesia cruzou mares.... Desbravou
continentes, eis que os poetas se fizeram conhecidos e reconhecidos pelo mundo inteiro.
Em fórmulas contemporâneas.... Os livros... Os filmes... Os meios de comunicação nos têm proporcionado a divulgação de tantos talentos.
Em fórmulas modernas, extremamente atuais...
Eis que a poesia é transmitida até nós, através do cyberspace...do mundo virtual.

A Internet – meio de comunicação e divulgação instantânea, através de sites como
o Orkut despertou, de tal forma, o interesse de amantes e simpatizantes da poesia,
que encarada de uma forma romântica...
poderia ser comparada a uma fórmula mágica oportunizando integração.
O Orkut, através de suas Comunidades, possibilitou a reunião de interesses
e afinidades – a poesia – como podemos verificar através de
inúmeras comunidades dedicadas ao tema em questão.
Algumas comunidades dão ênfase ao conhecimento literário, homenageando
e prestigiando poetas como Pablo Neruda, Fernando Pessoa, Florbela Espanca,
bem como Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes,
Clarice Lispector entre tantos inestimáveis e inesquecíveis talentos.
Outras comunidades buscam dar oportunidade aos novos talentos, novos poetas
se unem aos demais, diariamente, se tornando conhecidos
tal a qualidade dos seus trabalhos.
Donos de Comunidades e Moderadores têm se dedicado ativamente
e desenvolvido um trabalho árduo
com inúmeras atividade, tais como entrevistas, cirandas,
oficinas, e concursos.
Dessa forma, apesar do contexto virtual, a difusão da poesia

POETAS REAIS... Com metas reais... Fazem poesia real.
Virtual é o meio, a ferramenta de atuação!
Os poetas do Orkut nada mais são que gente real, com talentos reais,
capacidades incríveis nos seus mais diversos estilos.
Entre versos e rimas... sonetos, poemas, trovas, cordéis, haicais, inclusive poetrix...
que é proposta de renovação literária, a poesia vai sendo
difundida e divulgada, levantada como bandeira.

Pessoalmente concordo


Conheci poetas maravilhosos no Orkut tantos que não mencionarei nomes para não esquecer nem um.
Poetas são almas, são magos em seu ofício, fazem das letras uma festa.

A poesia é a arte de expressão que desvenda a nossa alma.
Não há como limitar o poeta, nem como dividi-lo, no Orkut ou nos Palcos, dizendo seus poemas, Nos saraus não tem como parar, o poeta está impregnado, está permanentemente grávido, e precisamos parir nossos filhos. Existe melhor lugar que o Orkut?Temos pessoas maravilhosas trabalhando em beneficio dos poetas do Orkut, do qual me considero filha, e tenho orgulho
Arte não tem como escondê-la.
Parabéns para incentivadoras como você Soninha e todo grupo de moderadoras.



Para Refletir:


Um dia, o espinhoso cacto produzirá uma bela flor.
A larva criará asas e se transformará numa linda borboleta,
Que pousará sobre a flor enfeitando o seu jardim.
Porém, até a mais bela flor murcha,
A linda borboleta morre.
Portanto, aproveita para curtir a sua flor
E a sua borboleta enquanto vivas!

(Maria Goreti Rocha

Poesia


Poesia
Eco maravilhoso
Arte da vontade da palavra
Ascendendo no espírito
Esplendor dos hiperbóreos
Almas luminosas, transparentes.
Primavera de Delfos
Oráculo de Pítia
Cisne de Apolo
Mensageiro da alma
Ondas etéreas de luz
Fosforescência da alma

Dora Dimolitsas