.

26.8.07

Grecia em Chamas




Desde sexta-feira, país identificou ao menos 170 focos de incêndio.
Tempo seco e vento ajudam a espalhar chamas; há suspeitas de incêndio criminoso

RETRANSMITIMOS MENSAGEM RECEBIDA PELA

SOCIEDADE HELÊNICA DE PORTO ALEGRE

"ESTAMOS DE LUTO"

Incêndios matam 49 pessoas na Grécia

O número de mortos dos violentos incêndios que destroem o Peloponeso, no sul da Grécia, aumentou para 49 na noite deste sábado, e as chamas continuam avançando, ameaçando também o sul da Ilha de Eube. Há décadas, a Grécia não via incêndios tão graves. O primeiro-ministro Costas Caramanlis decretou estado de emergência em todo o país.

» Grécia declara estado de emergência

Em mensagem à Nação, Caramanlis ele anunciou uma série de medidas, entre as quais ajudas financeiras e abrigo às populações atingidas, e medidas contra a especulação imobiliária. Ele também frisou sua determinação em punir eventuais incendiários.

Os bombeiros já levantaram várias pistas criminosas, lembrando que 22 focos de incêndio surgiram na sexta-feira durante a noite. Quatro suspeitos de incêndio voluntário foram detidas neste sábado. O governo decretou luto nacional de três dias a partir deste sábado.

Trinta e nove pessoas, entre as quais uma mãe de família e seus quatro filhos de 5 a 15 anos, e 3 três outras crianças morreram na região de Zacharo, cidade da região de Élide, no oeste da península. Durante a tarde, as autoridades anunciaram a descoberta de quatro corpos no setor de Leondari, perto de Megalópolis, na Arcádia.

Seis outras pessoas, das quais quatro turistas e um bombeiro voluntário, morreram perto de Areópolis, em Magna (sul). Os membros do socorro encontraram dois grupos de pessoas carbonizadas nas estradas próximas a Zacharo, numa região de escarpada, habitada principalmente por pessoas idosas no inverno, que recebem suas famílias no verão.

Neste sábado, durante a tarde, as chamas alimentadas por ventos fortes voltaram a aumentar na região, onde moradores de 10 localidades foram obrigados a deixar suas casas, segundo os bombeiros. Na aldeia de Smerno, ainda habitada por vários moradores, casas estavam queimando e faltava água em um dos caminhões dos bombeiros.

Mais de 800 bombeiros, auxiliados por cerca de 400 soldados e apoiados por 11 aviões e sete helicópteros, estão mobilizados em duas frentes no Peloponeso: no centro, perto de Megalópolis, e no nordeste, perto de Corinto. Atenas lançou um apelo de ajuda à União Européia, e dois aviões franceses devem chegar neste sábado. A Alemanha e a Noruega também ofereceram um avião e três helicópteros.

"A prioridade é salvar vidas", disse à AFP uma porta-voz dos bombeiros. Algumas vítimas "talvez tenham demorado demais a fugir", tentou explicar o porta-voz do governo Evangelos Antonaros. Entretanto, os bombeiros admitiram não ter conseguido chegar a tempo a todas as zonas ameaçadas.

Um incêndio violento começou na tarde deste sábado no monte Hymette, na periferia de Atenas, mas o fogo estaria praticamente sob controle, segundo os bombeiros. Um convento foi esvaziado, por precaução. Uma última frente preocupava os bombeiros neste sábado, no sudoeste da ilha de Evia (nordeste de Atenas), onde os moradores de quatro pequenos balneários foram orientados a abandonar suas casas.

Num momento em que o país se prepara para eleições legislativas antecipadas, previstas para o dia 16 de setembro, Caramanlis lançou um apelo a todos os gregos para que unam suas forças. O Estado "fará o máximo para curar as feridas profundas" deixadas pela tragédia. "Estamos travando uma batalha desigual em muitas frentes, em condições particularmente adversas", resumiu Caramanlis.

AFP

No globo.com

Segundo bombeiros em entrevista à rede "CNN", há desconfianças de que o incêndio seja criminoso. Isso porque testemunhas disseram ter visto diversos focos de incêndio queimando simultaneamente em uma área de 20 km na região sul da Grécia. Um esquadrão antiterrorismo já trabalha na investigação e autoridades falam em “ato criminoso”.

Mais de 800 bombeiros, auxiliados por cerca de 400 soldados e apoiados por 11 aviões e sete helicópteros, estão mobilizados em duas frentes no Peloponeso: no centro, perto de Megalópolis, e no nordeste, perto de Corinto. O tempo seco e os fortes ventos ajudam a espalhar as chamas e, por isso, 170 focos já foram registrados em diversas regiões do país.

A Grécia fez um apelo a países da União Européia e, por isso, França, Alemanha e Espanha devem enviar aviões para combater o fogo. José Manuel Barroso, presidente da Comissão Européia, disse estar “entristecido pela trágica perda de vidas humanas”. Ele também reforçou a necessidade de assistência à Grécia.

Sociedade Helênica de Porto Alegre

Rua Monteiro Lobato, 312, Partenon, Porto Alegre/RS, CEP



ULTIMAS NOTICIAS



O Primeiro ministro Konstantinos Karamanlis acabou de declarar a Grecia em estade de emergencia....
Toda a Grecia queimando....Impossível conter o fogo, aldeias inteiras queimaram...O numero de mortos nesse momento esta em 60 e continua subindo.... Centenas de feridos, milhares de isolados esperando algum tipo de ajuda....
A Europa esta mandando ao que parece ajuda, com aviões e helicópteros que jogam agua..... mas não sei se vai adiantar, porque os ventos estão fortes demais, e os aviões não conseguem voar, a agua vai perdida....
Não ah imagens piores O Peloponeso inteiro em chamas, Evoia em chamas, o norte da Grecia em chamas.... Atenas em 4 localidades em chamas.... Creio que a Grécia nunca mais será o que era...
Atá ha pouco estávamos também sem internet.... agora parece que sanaram o defeito...Vamos ver o dia de amanha...

mensagem vinda direto da Grecia



22.8.07

Fotos que fizeram História

A imagem de Che


A famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como "Guerrilheiro Heróico", onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em cinco de março de 1960 quando Guevara tinha 31 anos num enterro de vítimas de uma explosão. Somente foi publicada sete anos depois.
O Instituto de Arte de Maryland - EUA denominou-a "A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX". É, sem sombra de dúvidas, a imagem mais reproduzida de toda a história expressa um símbolo universal de rebeldia, em todas suas interpretações, (segue sendo um ícone para a juventude não filiada às tendências políticas principais).








A agonia de Omayra


Omayra Sanchez foi uma menina vítima do vulcão Nevado do Ruiz durante a erupção que arrasou o povoado de Armero, Colômbia em 1985.
Omayra ficou três dias jogada sobre o lodo, água e restos de sua própria casa e presa aos corpos dos próprios pais. Quando os paramédicos de parcos recursos tentaram ajudá-la, comprovaram que era impossível, já que para tirá-la precisavam amputar-lhe as pernas, e a falta de um especialista para tal cirurgia resultaria na morte da menina. Omayra mostrou-se forte até o último momento de sua vida, segundo os paramédicos e jornalistas que a rodeavam.
Durante os três dias, manteve-se pensando somente em voltar ao colégio e a seus exames e a convivência com seus amigos.
O fotógrafo Frank Fournier, fez uma foto de Omayra que deu a volta ao mundo e originou uma controvérsia a respeito da indiferença do Governo Colombiano com respeito às vítimas de catástrofes. A fotografia foi publicada meses após o falecimento da garota.
Muitos vêem nesta imagem de 1985 o começo do que hoje chamamos Globalização, pois sua agonia foi vivenciada em tempo real pelas câmaras de televisão de todo o mundo.




A menina do Vietnã


Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registrou a famosa imagem. Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele.
Qualquer um que vê essa fotografia, mesmo que menos sensível, poderá ver a profundidade do sofrimento, a desesperança, a dor humana na guerra, especialmente para as crianças.
Hoje em dia Pham Thi Kim Phuc está casada, com dois filhos e reside no Canadá onde preside a "Fundação Kim Phuc", dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO.



Execução em Saigon


"O coronel assassinou o preso; mas e eu... assassinei o coronel com minha câmara? - Palavras de Eddie Adams, fotógrafo de guerra, autor desta foto que mostra o assassinato, em um de fevereiro de 1968, por parte do chefe de polícia de Saigon, a sangue frio, de um guerrilheiro do Vietcong.
Adams, correspondente em 13 guerras, obteve por esta fotografia um prêmio Pulitzer; mas ficou tão emocionalmente tocado com ela que se converteu em fotógrafo paisagístico.








A menina Afegã


Sharbat Gula foi fotografada quando tinha 12 anos pelo fotógrafo Steve McCurry, em junho de 1984. Foi no acampamento de refugiados Nasir Bagh do Paquistão durante a guerra contra a invasão soviética.
Sua foto foi publicada na capa da National Geographic em junho de 1985 e, devido a seu expressivo rosto de olhos verdes, a capa converteu-se numa das mais famosas da revista e do mundo. No entanto, naquele tempo ninguém sabia o nome da garota. O mesmo homem que a fotografou realizou uma busca à jovem que durou exatos 17 anos. Em janeiro de 2002, encontrou a menina, já uma mulher de 30 anos e pôde saber seu nome.

Sharbat Gula vive numa aldeia remota do Afeganistão, é uma mulher tradicional pastún, casada e mãe de três filhos.
Ela regressou ao Afeganistão em 1992.




O beijo do Hotel de Ville


Esta bela foto, que data de 1950, é considerada como a mais vendida da história. Isto devido à intrigante história com a que foi descrita durante muitos anos: segundo contava-se, esta foto foi tirada fortuitamente por Robert Doisneau enquanto encontrava-se sentado tomando um café. O fotógrafo acionava regularmente sua câmara entre as pessoas que passavam e captou esta imagem de amantes beijando-se com paixão enquanto caminhavam no meio da multidão.
Esta foi a história que se conheceu durante muitos anos até 1992, quando dois impostores se fizeram passar pelo casal protagonista desta foto. No entanto o Sr. Doisneau, indignado pela falsa declaração, revelaria a história original declarando assim aquela lenda: a fotografia não tinha sido tirada a esmo, tratava-se de dois transeuntes que pediu que posassem para sua lente, lhes enviando uma cópia da foto como agradecimento.
55 anos depois Françoise Bornet (a mulher do beijo) reclamou os direitos de imagem das cópias desta foto e recebeu 200 mil dólares.





O beijo da Time Square


O Beijo de despedida a Guerra foi feita por Victor Jorgensen na Times Square em 14 de Agosto de 1945, onde um soldado da marinha norte-americana beija apaixonadamente uma enfermeira. O que é fora do comum para aquela época é que os dois personagens não eram um casal, eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontrar-se.
A fotografia, grande ícone, é considerada uma analogia da excitação e paixão que significa regressar à casa depois de passar uma longa temporada fora, como também a alegria experimentada ao término de uma guerra.



O homem do tanque de Tiananmen


Também conhecido como o "Rebelde Desconhecido", esta foi a alcunha que foi atribuída a um jovem anônimo que se tornou internacionalmente famoso ao ser gravado e fotografado em pé em frente a uma linha de vários tanques durante a revolta da Praça de Tiananmen de 1989 na República Popular Chinesa.
A foto foi tirada por Jeff Widener, e na mesma noite foi capa de centenas de jornais, noticiários e revistas de todo mundo. O jovem estudante (certamente morto horas depois) interpôs se a duas linhas de tanques que tentavam avançar. No ocidente as imagens do rebelde foram apresentadas como um símbolo do movimento democrático Chinês: um jovem arriscando a vida para opor-se a um esquadrão militar.
Na China, a imagem foi usada pelo governo como símbolo do cuidado dos soldados do Exército Popular de Libertação para proteger o povo chinês: apesar das ordens de avançar, o condutor do tanque recusou fazê-lo se isso implicava causar algum dano a um cidadão!!!





Protesto silencioso


Thich Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até a morte numa rua movimentada de Saigon em 11 de junho de 1963. Seu ato foi repetido por outros monges. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído.
Thich Quang Duc protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião Budista em seu país. Após sua morte, seu corpo foi cremado conforme à tradição budista. Durante a cremação seu coração manteve-se intacto, pelo que foi considerado como quase santo e seu coração foi transladado aos cuidados do Banco de Reserva do Vietnã como relíquia.



Espreitando a morte


Em 1994, o fotógrafo Sudanês Kevin Carter ganhou o prêmio Pulitzer de foto jornalismo com uma fotografia tomada na região de Ayod (uma pequena aldeia em Suam), que percorreu o mundo inteiro.
A figura esquelética de uma pequena menina, totalmente desnutrida, recostando-se sobre a terra, esgotada pela fome, e a ponto de morrer, enquanto num segundo plano, a figura negra expectante de um abutre se encontra espreitando e esperando o momento preciso da morte da garota.
Quatro meses depois, abrumado pela culpa e conduzido por uma forte dependência às drogas, Kevin Carter suicidou-se.




The Falling Man


The Falling Man é o título de uma fotografia tirada por Richard Drew durante os atentados do 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas do WTC. Na imagem pode-se ver um homem atirando-se de uma das torres.
A publicação do documento pouco depois dos atentados irritou a certos setores da opinião pública norte-americana. Ato seguido, a maioria dos meios de comunicação se auto-censurou, preferindo mostrar unicamente fotografias de atos de heroísmo e sacrifício.




Triunfo dos Aliados


Esta fotografia do triunfo dos aliados na segunda guerra, onde um soldado Russo agita a bandeira soviética no alto de um prédio, demorou a ser publicada, pois as autoridades Russas quiseram modificá-la.
A bandeira era na verdade uma toalha de mesa vermelha e o soldado aparecia com dois relógios no pulso, possivelmente produto de saque.
Sendo assim, foi modificada para que não ficase feio para os soviéticos.



Protegendo a cria


Uma mãe cruza o rio com os filhos durante a guerra do Vietnã em 1965 fugindo da chuva de bombas americanas.



Necessidade


Soldados e aldeãos cavam sepulturas para as vítimas de um grande terremoto acontecido em 2002 no Irã enquanto um menino segura as calças do pai antes dele ser enterrado.















16.8.07

Hieronymus Bosch

Em silencio contemplo a tela de

Hyeronimus Bosch

Onde sábios e bruxos

disputavam espaço.


A criação falava com imagens

Falando dos poderes das bruxas

E da transformação da Terra,

Do céu e do mar.


Sem esquecer-se

De destacar os homens pássaros

Que na poesia alcançam vôos

Unindo o passado ao presente

Tornando o planeta uma pequena casa

Dora Dimolitsas


Barco da Loucura

Na Idade Média a salvação estava ligada à idéia de viagem. O homem medieval se via como um viajante , entre dois mundos: a terra efêmera, lugar das tentações e o Paraíso, Reino de Deus e dos seres celestiais. Se o homem conseguisse manter o corpo puro conseguiria a salvação. Se falhasse, sua alma seria condenada, com castigos eternos no Inferno ou iria para o purgatório provisoriamente. Era inconcebível na Idade Média que a alma pudesse ser salva somente pelo corpo, devido à esse sentimento de culpa, proveniente do Pecado Original. Caso o maculasse, sua alma sofreria a danação com castigos eternos no Inferno ou provisórios no Purgatório. Devido a este sentimento de culpa a população buscava a salvação através de uma viagem, como, visita a terra santa, castigos, mutilação,

Sofrimentos somente assim alcançaria o Paraíso

O que nos inspira estas maravilhosas obras,nos levando a criatividade de varias forma Monstros uma visão infernal A carroça de feno, s/data.

Inconsciente coletivo da ralé medieval que se arrastava nos pátios dos castelos:

Mulheres deformadas, padres tarados, massas delirantes e desconcertantes. Um artista único, precursor do realismo dantesco e com uma imaginação fantasticamente mágica e assombrosa

.


Bosch pintava sobre madeira e não assinava os quadros. Muitas cores muito brilho, suas telas eram pura luz, os temas
em torno do eróticos atiça as mentes , apelos intencionais mostrando o mundo pelo avesso , de modo cômico e de forma teatral e caricatural. Diziam que Bosch era louco, com imagens do inconsciente as vezes altamente demoníacas. No entanto, ele foi um humanista lúcido, grande mestre das tintas. Até o que parece contradições tem significado no presente.

O Último Julgamento (painel central).

Esta Grande obra de Bosch

Influenciou muito

O Grande

Leonardo Da Vinci, e Giorgioni

Um gênio



Hieronymus Bosch
(1450-1516), Hertogenbosch – Países Baixos, atual Holanda.

Grandes diferenças são vistas entre a arte do Gótico Tardio, nos Países Baixos, do Renascimento italiano. No sul houve uma ruptura cultural em relação ao período medieval, através da retomada de elementos formais e temáticos da cultura clássica e da revalorização da razão humana. Já na região setentrional não houve essa ruptura, mas sim um desdobramento da arte gótica, que não negou indefinidamente o misticismo medieval, mas agregou-lhe alguma inovação - como um maior naturalismo e sofisticação técnica decorrente dos avanços tecnológicos da época (tinta à óleo, tela, etc). É por isso que o imaginário popular medieval é marcante na arte de Bosch. Entre as técnicas aprimoradas no período Gótico que influenciaram sua arte estão o tratamento minucioso das figuras, vindo das iluminuras, e as representações alegóricas. As alegorias, que surgiram no início do cristianismo, mas foram implementadas e acabaram caracterizando a arte medieval, tornam-se singulares na arte de Bosch pelo entralaçamento de um tratamento naturalista e fantástico que dava aos seus personagens - como podemos ver em A Morte e o Avarento.

Bosch veveu em uma cidade em que a Irmandade de Maria, de posição ultra-ortodoxa, tinha grande poder político. Esse fator, aliado ao início da Reforma Protestante, manteve a cidade fechada culturalmente, adversa às transformações culturais e até científicas vindas de outras regiões da Europa. Temos que considerar, portanto, a influência do contexto de Bosch em suas obras de forte cunho moralizante e apocalíptico, diferente de outros artistas que viveram em cidades próximas - como Memling, que se estabeleceu em uma cidade da região costeira (Bruges) e manteve um maior contato com a cultura e a arte do sul europeu. As imagens de Bosch são traduções visuais de metáforas ligadas à linguagem, costumes e doutrinas de sua cultura, cumprindo a tarefa doutrinária e que a arte medieval também cumprira – como vemos na obra Sete pecados capitais.

É provável que Bosch tenha começado a pintar com a família, pois o seu pai, avô e irmãos eram pintores e possuíam um atelier familiar. Recebia encomendas tanto do clero como da nobreza e das ordens religiosas. No auge de sua carreira, Bosch chegou a tornar-se conhecido fora da região dos Países Baixos. Mecenas importantes da época, como rei espanhol Felipe II, se interessaram e colecionaram seu trabalho.

>> biografia e banco de imagens completo, com boa resulução, alguns comentários e obras (em inglês): http://www.wga.hu/html/b/bosch/5panels/

>> seção do Museu do Prado com a leitura de algumas obras do artista que estão no museu (em espanhol): http://museoprado.mcu.es/visitas.html

>> jogos on-line, obras, biografia, informações sobre as obras (em inglês): http://www.boschuniverse.org/



Apresentação do Site do Educador

9.8.07

O desmedido Ícaro

O desmedido Ícaro

Todas as culturas destacam o céu como um lugar especial. Lá estão representados os heróis e os deuses, as crenças, as esperanças e os temores. O homem sempre buscou um meio de atingir o céu, não somente o céu mítico, com seus paraísos e delícias, mas também o lugar onde ficam as constelações, a lua e os planetas. Um exemplo mítico do desejo de alcançar o céu está na história de Ícaro e seu pai Dédalo - um arquiteto que vivia exilado em Creta por ter sido responsável por uma morte em Atenas.

O rei de Creta, Minos, devia sacrificar um touro ao deus Poseidon, mas ficou com o animal para si. Furioso, Poseidon fez com que a esposa de Minos, Pasífae, ficasse apaixonada pelo touro. A rainha procurou Dédalo, que fabricou uma novilha de bronze para enganar o animal. Pasífae entrou no simulacro e consumou sua paixão, concebendo depois o Minotauro, monstro metade touro, metade homem.

A pedido do rei, Dédalo construiu o Labirinto, um emaranhado de corredores e quartos de onde só ele conseguiria sair. Nesse lugar, Minos colocou o monstro, que era alimentado com carne humana. Minos combinou em se retirar de uma luta contra Atenas se fosse enviado um tributo a Creta: de 9 em 9 anos, 7 moças e 7 rapazes serviriam de alimento ao Minotauro.

Certa vez, Teseu, filho do rei de Atenas, seguiu com as vítimas. Em Creta, Teseu foi ajudado pela filha de Minos, Ariadne. Com um fio condutor dado pela princesa, Teseu soube como sair dos caminhos tortuosos do labirinto após matar o monstro. Depois fugiu e levou Ariadne.

Minos descontou sua raiva em Dédalo e o prendeu junto com o filho Ícaro no labirinto. Dédalo fabricou asas para si e para o filho para que pudessem sair dali voando. Prendeu as asas com cera e recomendou ao filho que não voasse muito alto, senão o sol derreteria a cera. Mas não podia voar muito baixo, pois a umidade tornaria as asas pesadas.

Ícaro não resistiu ao impulso de voar alto no céu e subiu muito mais que deveria. A cera se fundiu e as penas caíram junto com ele no mar Egeu, que passou a ser chamado Mar de Ícaro.

O limite, o centro, o meio-termo são recomendações sensatas de quem sabe as dificuldades do caminho a ser seguido. A recomendação de Hélio ao filho Faetonte, quando guiou o Carro do Sol, foi para voar no meio. "In medio est vistus", a virtude está no meio, é um provérbio latino que recomenda a prudência, o nada em excesso, em vez do descomedimento. Vários mitos mostram que quem age contra essa virtude é castigado.

Faetonte não ouviu o pai e foi castigado por Zeus, morreu nas chamas que provocara. Ícaro também não foi prudente, ultrapassou a medida, o limite permissível, e foi castigado. Quem sabe foram avisos míticos para a ambição humana não transgredir as leis divinas... Será o céu somente para os deuses?

Solange Firmino


2.8.07

Perguntas mais comum hoje na Net

Hoje na Net

Temos perguntas de todos para todos: Mas! E as respostas quem sabe? Perguntas muito difíceis de se responder...

QUINZE PERGUNTAS EXTREMAMENTE DIFÍCEIS DE SEREM RESPONDIDAS. PROCURA-SE
UMA MENTE SUPERIOR CAPAZ DE RESPONDÊ-LAS.

1.Por que o presidente do povo usa terno Armani?

2. Por que o presidente do povo pode ter ensino fundamental incompleto e um
gari necessita de ensino fundamental completo?

3. Por que o presidente do povo acumula aposentadoria por invalidez,
aposentadoria de dep. federal, pensão vitalícia de "perseguido político",
salário de presidente de honra do PT e salário de presidente da república?

4. Por que o presidente do povo é perseguido político, sendo que passou
apenas UMA noite no DOPS?

5. Por que o presidente do povo comprou um avião da concorrente da Embraer?

6. Por que o presidente do povo se aposentou por invalidez apenas por ter um
dedo a menos e hoje trabalha como presidente do Brasil?

7. Por que o presidente do povo protege seus amigos comprovadamente
corruptos e nunca aconteceu nada com ele?

8. Por que o presidente do povo se vangloria de não ter estudo e ser filho
de mãe analfabeta e acha normal ter filhos estudando fora do Brasil?

9. Por que o presidente do povo quando do seu mandato de Dep. Federal, não
participou da vida parlamentar do Congresso?

10. Por que o partido do presidente do povo tem ligação com a FARC e ninguém
comenta isto?

11. Por que a mulher do presidente do povo não faz absolutamente nada?

12. Por que o presidente do povo não sofreu "impeachment" como o Collor
sofreu?

13. Por que a candidata Heloísa Helena foi expulsa do PT e o José Dirceu
(dep.cassado) e Antonio Palocci (indiciado por quebra ilegal de sigilo
bancário e outros crimes) não o foram?

14. Por que o presidente do povo nunca soube das coisas partido e do governo
dele, MAS SABE DE TUDO SOBRE OS GOVERNOS ANTERIORES?

15. Finalmente, a pergunta mais difícil de todas: Por que tantos
intelectuais, cientistas, professores universitários, reitores e outros
membros da nata do país, continuam apoiando o presidente do povo? Porque
também mamam nas tetas do estado?

Alguém sabe pelo menos uma das respostas?

Escândalos no Brasil - Que tristeza e que vergonha!!!