.

27.9.07

CONGRESSO DE POESIA


FONTE DO PURO VINHO

ABERTURA SOLENIDADE NA PREFEITURAPOETAS NO SALÃO DE LANÇAMENTO:
DORA DIMOLITSAS, SONINHA PORTO,CHRISTINA HERMANN,LU DE OLIVEIRA
DORA DIMOLITSAS, E O ADMINISTRADOR DO CONGRESSO ANTONIO BACCA.E O LAÇAMENTO DA ANTOLOGIA POESIAS DO BRASIL

DORA DIMOLITSAS E CHRISTINA HERMANN
E O LANÇAMENTO DAS ANTOLOGIAS POETAS DO CAFÉ, E PÁSSAROS POETAS

ABERTURA SOLENIDADE NA PREFEITURA


Bento Gonçalves realiza mais uma edição

do Congresso Brasileiro de Poesia

De 1 a 6 de outubro, a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, volta a se transformar na capital brasileira de poesia, com a realização da décima-quinta edição do maior encontro de poetas de todo o país. Além de reunir poetas de quase todos os estados brasileiros, o evento recebe também expressiva participação de representantes estrangeiros.

A partir desta quinta-feira a cidade começa a viver o clima do evento quando será dado início ao projeto “Poesia na Vidraça”, no qual os comerciantes do centro da cidade aderem ao Congresso Brasileiro de Poesia cedendo suas vitrines para que nelas sejam inscritos poemas dos poetas que estarão na cidade a partir do dia primeiro, e também de poetas homenageados.

Criado em 1990, o evento chega a sua décima-quinta edição com o reconhecimento do meio poético brasileiro e latino-americano pela qualidade dos projetos que engloba em sua programação, onde desponta principalmente aquele que leva poetas para dentro das escolas para interagirem com os estudantes, seja através de palestras ou recitais.

Normalmente são quatro eventos dentro de um, pois junto com o Congresso Brasileiro de Poesia também acontecem o Encontro Latino-americano de Casas de Poetas e a Mostra Internacional de Poesia Visual e o Salão Internacional de Artes Plásticas. A eles, neste ano acrescenta-se mais um, a terceira edição do Congresso Internacional do Proyecto Cultural Sur, que há cada dois anos é realizado em um país diferente. Só este evento trará a Bento Gonçalves aproximadamente trinta poetas, artistas plásticos, músicos e atores teatrais, vindos do Canadá, México, Perú, Republica Dominicana, Equador, Chile, Argentina e Uruguai.

Poesia Visual

A Mostra de Poesia Visual tem como novidade a exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos da Escola General Bento Gonçalves da Silva durante a edição do ano passado. Esta iniciativa do poeta Hugo Pontes, maior autoridade do gênero no Brasil e respeitadíssimo no circuito internacional, tem como objetivo valorizar o interesses destes jovens com esta forma de fazer poético, a qual vem ganhando novos adeptos diariamente em nosso país.

Atrações

Diversos recitais e shows estão previstos para os seis dias do evento, muitos dos quais acontecerão dentro das escolas, outros no auditório do SESC e alguns nas dependências da Fundação Casa das Artes.

O destaque principal cabe ao grupo carioca “Poesia Simplesmente”, que trará dois espetáculos a Bento Gonçalves: “Evocação ao Recife: Bandeira, a rosa, a estrela e a canção”, onde prestam uma homenagem a Manuel Bandeira, um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos. Através de textos e poemas do autor, o grupo recria sua trajetória de vida, marcada por angústias e sofrimento, mas também pela capacidade de superação e pela alegria de viver, tendo como pano de fundo a cidade de Recife e suas manifestações culturais.

O segundo espetáculo intitula-se “De Cabral a Dom João, passando por Napoleão”, onde o grupo aproveita as comemorações dos 200 anos da vinda ao Brasil da família real para, em forma de esquetes, abordar poeticamente, de forma crítica e divertida, os principais episódios da história do Brasil, desde o descobrimento até a independência, com ênfase na vinda da corte portuguesa e nas conseqüências práticas para a vida dos habitantes do país naquela época e para a sua influência no desenrolar dos acontecimentos que resultaram na independência do Brasil.

Outro recital de destaque reúne três nomes conhecidos do meio poético alternativo: o carioca Artur Gomes e os mineiros Wilmar Silva e Luis Edmundo Alves, que levarão aos palcos bento-gonçalvenses “AB Sinto a Dois”.

Atrações estrangeiras

Poetas estrangeiros, além de diversos painéis abordando a poesia e a cultura de seus países, também apresentarão recitais e shows, com destaque para o musical “El Tambache de Rolas”, com os mexicanos Francisco Saucedo, Andres Quinteros e Miguel Pineda. Armando Rosas apresentará o musical “Rhythm & Pango”, enquanto a atriz Veronica Contreras Olmedo encenará o monólogo “La mujer Roja”.

Poetas de outros países também apresentarão recitais e shows.

Muitas atrações

A programação do XV Congresso Brasileiro de Poesia apresenta uma programação diversificada, pois além das atividades nas escolas, estão previstas ações poéticas em repartições públicas, na Biblioteca Municipal e no palco armado na Via Del Vino, em frente à prefeitura municipal.

A Árvore dos Povos

É tradição os poetas, todos os anos, no último dia do evento plantarem uma pitangueira – escolhida como a árvore oficial do congresso – em praça pública para registrar a sua passagem pela cidade. Neste ano, a este plantio os organizadores introduziram uma novidade que vem repercutindo de forma extraordinária nos meios poéticos, que é o plantio da árvore dos povos.

Este novo projeto consiste no plantio de uma segunda árvore sendo que a novidade é que o canteiro onde ela será plantada será feito com terra que os poetas trarão de suas cidades e países.

Assim, misturada a terra, com o plantio desta árvore os poetas estarão aprofundando ainda mais seus laços de amizade.

Este plantio se dará na manhã do sábado dia 6, na Praça Achyles Mincarone, no Bairro São Bento.




20.9.07

As rosas vermelhas - "Jardins de Adônis"


À rosa: inicialmente era branca, mas quando Afrodite corria em socorro de seu amado (Adônis que fora ferido por um javali, que lhe causará a morte), um espinho de rosa espetou o pé da deusa, e a cor do sangue tingiu as rosas, que passaram a ser vermelhas e, como tais, foram consagradas a Afrodite.
Na Síria, havia um culto celebrado em honra a Adônis, em que as mulheres, à altura da primavera, plantavam sementes de rosa que eram, em seguida, regadas com água quente, para as fazer germinar mais rapidamente.
Chamavam a essas plantações de "Jardins de Adônis".
As plantas, semeadas deste modo, morriam muito rapidamente após sua germinação, simbolizando a curta vida do amado de Afrodite. As mulheres lançavam então lamentações rituais sobre o destino do jovem querido da deusa do amor.

Na mitogia Grega, mirra é, à mãe de Adônis, um dos mais famosos amantes da deusa Afrodite.Há versões em que o nome da mãe de Adônis é Esmirna,

13.9.07

7 DE SETEMBRO

A SONHADA INDEPENDÊNCIA
PORTUGAL

RENAN

Em janeiro de 1808, os fatos que antecederam a independência do Brasil estão diretamente ligados à Revolução Liberal do Porto,em agosto de 1820.
Portugal era então governado pelo marechal inglês Beresford, que conseguiu expulsara os franceses do país. Indignados com a situação custeando a permanência de D.João VI no Brasil aproveitando-se da ida de Beresford ao Rio os revoltosos aproveitara-se para Forçar D.João VI
a voltar a Portugal.A junta provisória que assumiu o controle do país Decidiu reconvocar as Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes do País . Precipitando os fatos, forçando os Brasileiros a lutar pela independência. Portugal não tinha Constituição e D.João VI foi forçado a jurar uma nova Constituição baseado na Constituição espanhola de 1812.
Na nova constituição, o Brasil - que, desde 1808, ocupava uma posição de supremacia no império português - perdia seus privilégios e teria de voltar a se submeter totalmente ao governo de Portugal. Só Permitindo a participação Brasileira no governo de Lisboa. De acordo com as novas leis, as colônias eram
sub-representadas e as eleições, seriam indiretas.
Das 181 cadeiras das Cortes, 72 poderiam ser ocupadas por deputados Brasileiros que enfrentavam muitas dificuldades de chegar a Lisboa foi assim que em 7 de março de 1821 com somente 46 dos 72 Brasileiros presentes no plenário foi dissolvido o reino do Brasil.Em sessões bastante tumultuadas,as Cortes decidiram que o Brasil não apenas deixaria de ser um reino unido a Portugal como também o vice-reinado, com sede no Rio de Janeiro, não existiria mais. Em vez de possuir um governo central, o Brasil seria dividido em províncias autônomas, e governadas por (militares) nomeados pelas Cortes.Foram eliminadas também todas as agências, repartições públicas e tribunais de justiça estabelecidos depois de 1807. Além disso, estavam demitidos todos os juízes, advogados, escreventes e burocratas que ocupavam esses postos. E, como se não bastasse, as Cortes exigiam o retorno imediato a Lisboa do príncipe regente já que, na opinião dos deputados, não tendo mais o Brasil um governo central, a presença de D. Pedro no Rio passava a ser figurativa. Mas as Cortes decidiram D.Pedro,deveria fazer sigilosamente uma viagem pela Inglaterra, França e Espanha para aprofundar sua educação,para um dia ocupar o trono lusitano.
Embora as determinações fossem absurdas , havia tropas portuguesas estacionadas no Rio e os comerciantes lusitanos residentes no país assim o exigiam a volta de D. Pedro. Em janeiro de 1822, o príncipe recebeu uma petição escrita por José Bonifácio assinada por toda a junta provincial de São Paulo. Era um documento poderoso, que solicitava ao príncipe que desafiasse as Cortes e permanecesse no Brasil. O texto, comovente, emocionou D.Pedro,e mudou o rumo da história do Brasil.

Em 7 de Setembro, o príncipe regente dom Pedro, irritado com as exigências da corte declarou oficialmente a separação política da colônia que governava em relação à sua metrópole. Estava proclamada a independência do Brasil.

D. Pedro mandou que o vigário da cidade de Pitangui, Padre Belchior, abrisse e lesse em voz alta toda a correspondência às margens do Ipiranga, em 07/09/1822. Revoltado, o príncipe arrancou das mãos do padre a carta, amarrotando-a e jogando-a no chão. Inteirado da gravidade do momento, o príncipe disse:E agora, Padre Belchior?Se Vossa Alteza não se fizer Rei do Brasil será prisioneiro das Cortes e talvez deserdado por elas. Não há outro caminho senão a Independência e a separação respondera o vigário.

D. Pedro caminhou alguns passos, acompanhado pelo padre, por Bregaro, Cordeiro, Carlota e outros que ali estavam em direção aos animais e, finalmente, disse Padre Belchior, eles querem, terão a sua conta. As Cortes me perseguem, chamam-me, com desprezo, de rapazinho e Brasileiro. Pois verão agora o quanto vale o rapazinho. De hoje em diante, estão quebradas as nossas relações, nada mais quero do Governo Português e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal! E disse: – Brasileiros, de hoje em diante será Independência ou Morte!Um mês depois, em 12 de Outubro de 1822, D. Pedro foi aclamado imperador do Brasil,em 1º de Dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebeu o título de D. Pedro I.

Fonte: "A Face Oculta da História", de Jorge Lasmar

O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi absolvido do processo de cassação do mandato, nesta quarta-feira, com votação secreta no Plenário do Senado. O resultado divulgado pela Casa, 40 senadores votaram pela absolvição, 35 pela cassação, veja lista e lembre-se nas próximas eleições

Se continuará pagando os salários dos atuais Senadores que não é pouco.VOCÊ CONCORDA?


Cassação
Adelmir Santana (Democratas-DF)
Alvaro Dias (PSDB-PR)
Arthur Virgílio (PSDB-AM)
Augusto Botelho (PT-RR)
César Borges (Democratas-BA)
Cícero Lucena (PSDB-PB)
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Demóstenes Torres (Democratas-GO)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Efraim Morais (Democratas-PB)
Eliseu Resende (Democratas-MG)
Flávio Arns (PT-PR)
Flexa Ribeiro (PSDB - PA)
Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)
Gerson Camata (PMDB-ES)
Heráclito Fortes (Democratas-PI
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
Jayme Campos (Democratas-MT)
Jonas Pinheiro (Democratas-MT)
José Agripino (Democratas-RN)
José Nery (Psol-PA)
Kátia Abreu (Democratas-TO)
Lúcia Vânia (PSDB-GO)
Magno Malta (PR-ES)
Mão Santa (PMDB-PI)
Marco Maciel (Democratas-PE)
Mário Couto (PSDB-PA)
Marisa Serrano (PSDB-MS)
Osmar Dias (PDT-PR)
Papaléo Paes (PSDB-AP)
Paulo Paim (PT-RS)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Renato Casagrande (PSB-ES)
Romeu Tuma (Democratas-SP)
Rosalba Ciarlini (Democratas-RN)
Sérgio Guerra (PSDB-PE)
Sérgio Zambiasi (PTB-RS)
Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Absolvição
Almeida Lima (PMDB-SE)
Epitácio Cafeteira (PTB-MA)
Euclydes Mello (PTB-AL)
Francisco Dornelles (PP-RJ)
Gilvam Borges (PMDB-AP)
Gim Argello (PTB-DF)
João Tenório (PSDB-AL)
José Maranhão (PMDB-PB)
Renan Calheiros (PMDB-AL)
Wellington Salgado de Oliveira (PMDB-MG)

Abstenção
Aloizio Mercadante (PT-SP)

Não abriu o voto
Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)
Delcidio Amaral (PT-MS)
Edison Lobão (Democratas-MA)
Eduardo Azeredo (PSDB-MG)
Fátima Cleide (PT-RO)
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC)
Ideli Salvatti (PT-SC)
Inácio Arruda (PCdoB-CE)
João Durval (PDT-BA)
João Pedro (PT-AM)
João Ribeiro (PR-TO)
João Vicente Claudino (PTB-PI)
José Sarney (PMDB-AP)
Leomar Quintanilha (PMDB-TO)
Marcelo Crivella (PRB-RJ)
Maria do Carmo Alves (Democratas-SE)
Neuto De Conto (PMDB-SC)
Romero Jucá (PMDB-RR)
Roseana Sarney (PMDB-MA)
Sibá Machado (PT-AC)
Tião Viana (PT-AC)
Valdir Raupp (PMDB-RO)
Valter Pereira (PMDB-MS)

Não foi encontrado
Antonio Carlos Júnior (Democratas-BA)
Expedito Júnior (PR-RO)
Jefferson Peres (PDT-AM)
Marconi Perillo (PSDB-GO)
Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)
Patrícia Saboya (PSB-CE)
Paulo Duque (PMDB-RJ)
Raimundo Colombo (Democratas-SC)
Serys Slhessarenko (PT-MT)



O que Rola na NET

e-mail de todos para todos



FICO COM VERGONHA DE MORAR NUM PAÍS DESTE, ONDE A ÉTICA, A DECÊNCIA DÃO A LUGAR A SAFADEZA E OS PODEROSOS SE DÃO BEM.

Sônia Prazeres
AMIGOS
Soninha Ferraresi Porto SALVANDO ; SONINHA... ROUBARAM MEU PERFIL!!SNIF... ; Sônia Ponte ; Sônia Pirilampa ; Sonia Maria dos Santos ; Sônia Agapito ; Sonho_de_Poeta* Comunicação ; Solange Durães ; sol 2 lucci *(:A loir@:)* ; Sofia(viajando) Hucke, ; Sirlei (Ausente) ; Simone Dantas Guimarães (Simogata). ; Simone Dantas Guimarães (Simogata.) ; Silvia Rios ; Silvia Araujo ; Sidney... ; Sidney... ; Shirley Carreira ; sguimaraes@sguimaraes.com.br ; Sérgio Batarce ; Sérgio Batarce ; Selmo >> FELIZ NATAL , ANO NOVO FELIZ ; Sebastião Limpo ; Scuissiatto Bruno ; Sandrinha (Absoluta) ; sandravendas@absolutasantos.com.br ; Sandra ; Samilo (Samyh) Takara (Hanim) ; ruth Luz ; Rubens Chiapeta Alvares ; Rubem Garcia ; ROSE RIBEIRO ; Rose Nunes ; Rose Araújo ; Rose ; Rosangela Aliberti? ; Rosane Rocha ; Rosa Maria Díaz Cavalheiro ; Rosa de Hiroxima ; Rosa Balistrieri ; Rosa Balistrieri ; Ronaldo Vaio ; Rodrigo Vinicius da Silva ; Rodrigo Pereira ; rodrigo oliveira CBJR !!!! ; roberta foreliza ; Roberta e Silvio ; rivulus@italnet.com.br ; Ritinha * preciznd d pco pra ser flz ; rgxsoi@yahoo.com.br ; R Fagundes ; Reno Campizato ; Renatus Brunus Renascido pelas trevas ERIK ; Renata Nunes ; Renata Nunes ; Renata Nunes ; Renata Murad ; renata.nunesdecesare@gmail.com ; renata.costanunes@gmail.com ; reinaldo rodrigues ; Regina Fonseca ; Regina (bco.) ; RAUL CHRISTIANO - perfil 1 ; RAIO DE SOL ; Rai C. Ferraz ; Rafael Gatuzzo ; Rafa Drigues ; Radio RPB Web Brasil 08 ; prosaemverso@prosaemverso.com.br ; Projeto Presente do Coração ; Professor Carlos Fernandes, I ; Professor calaça ; Professor calaça ; Prof. Carlos Fernandes, I ; priscila Santana ; Priscila (orkut) ; Print Gráfica ; pra.noemia camargo(viajando) ; POETISA SAMELU Mendonç@ ; Pity Guimarães ; Penninha Moc ; Penninha Moc ; Penninha Moc ; Pedro Cavalheiro ; Pedro Almeida ; Pedro (Globo) ; Pedro ; Paulo? Ednilson ; Paulo Tross ; Paulo Sérgio Rocha ; Paulo Franco (Prof.) ; Paulo Cavalheiro ; Paulo Agapito ; Paulo Agapito ; PAULINO VERGETTI NETO. ; paulinastv@paulinas.com.br ; Paulão ; Patrícia Cavalheiro ; Patrícia Cavalheiro ; Patrícia Cavalheiro ; Papai Noel Nicolau ; Osmar Saragiotto ; Oldney Lopes ; Olavo Cavalheiro ; olavo_setembro@hotmail.com ; olavo_cavalheiro@hotmail.com ; O Amor é Verde ; N?ï??? ? . ; npriscila9@hotmail.com ; Notícias Navegantes ; Nilson Pereira ; Nilson Pereira ; Nika Miranda ; Neusinha ; Neusa Fernanda ; Neide Salles(Sem Conectar) ; negrojorgen amancio ; Nathan de Castro F. Jr ; Natalia Pereira ; - Nancy Foreliza. ; Nanci P. Manzini ; Naine ; Nahyade Marin ; Murilo Silva ; mteresateixeira@ig.com.br ; mpraz@ig.com.br ; Mônica ; Mirian (profª.) ; Michele D. B. ; Meriva . ; Melissa ; Mary Tostes Mary ; Maros Perissinotto ; Mari Setembro ; Mari Setembro ; Marisa Teixeira ; Marisa Teixeira ; Mariô ; Marilza Souza Santos ; Maria Rita : ) ; Maria Rita ; Maria José ; Maria Goreti Rocha ; Maria Fernanda Medeiros Cordeiro ; Maria Eugênia ... ; Maria Conceição ; Maria (ção) ; Marcus Vinicius ... ; Marcus Di Philip . ; Marcus Di Philip . ; Marcus Aranha ; marcus.aranha@yahoo.com.br ; Marcos Uchoa ; Marcos Ramon ; Marcos Andrade ; marcos**arjuna** ***PARSIVAL*** ; marco araujo ; Márcio Bracioli ... ; Marcia Camara ; marcelo.arosa@uol.com.br ; Marcela Almeida ; Mara Lúcia Benincasa ; Magda Helena ; Magali (do Primo) ; M@rt@ Cristine N@poli ; M. Prz@ ; lutero renato ; LUIZ ZATAR MR. ANDREWS BANKS ; Luiz Prôa www.almadepoeta.com ; Luiz Paulo Ferino ; Luiz Antonio S. R. Cardoso ; Luísa Artèsa . ; Luísa Artèsa . ; Ludmilla Castro [segundo perfil ] ; Lucia Roberta Mello ; LUCIANO MOREIRA DIAS ; Luciana Rodrigues ; Luciana Pessanha Pires ; Luciana Alves Rodrigues ; Lucia Helena Oliveira Ceolin ; Lucia Calejo ; Lúcia ; lucas josé ; Lucas ; LUA ENCANTADA !! ; Louise**MIB** Tommasi ; Lorrayne s2 ; Logserv - Renata ; lmunhozsoares@gmail.com ; Livany Salles ; Lis * ; Lilian ; lilian@ccbeunet.br ; Lila Lilas ; Lídia ; Lidia ; Leonor Estevam ; Leonor Estevam ; Leila Miccolis Miccolis ; Leandro Hora Daval ; Leandro (microag) ; Leandro ; LAILTON ARAÚJO ; l!za leal ; Ksenia Libera ; krisporto@uol.com.br ; Keila Reis ; kavaliro@gmail.com ; Karla Leopoldino ; Karin B ; Karin ; KAMILLA BORGES ; Kamilla Borges ; Kallyl ; Jussara ; jurema.andreola@paulinas.com.br ; Julio Almada . ; Juliana Linhares ; jujux_linhares@hotmail.com ; juh juh ; José Rocha . ; jose nelson polimeno ; jose nelson polimeno ; jorge-arildo moraes ; Jorge Amancio ; John Vogon de Magrathea ; John Vogon de Magrathea ; joana sol e lua ange ; joana sol e lua ange ; JG MOREIRA Moreira ; Jéssica Moreno Ferreira ; Jenario de Fátima ; jemyson cleyton ; jane mendes ; Ivy Gomide ; Ivan Carvalho - Profile 4 ; IVANA SANTOS ; Isabel Toni ; IRACEMA TUCCI ; I'll start again . ; Ieda Tavares ; Ieda Cavalheiro ; Hilmar Ilton Santana Ferreira ; hilda.atp@bol.com.br ; Hilda... Batalhando contra a maldade ; Helen Drumond (vivendo poesias....) ; heldrum ; Heitor ; Halan Pereira ; Gustavo Schramn ; Guilherme Nogueira Magalhães Muzulon ; Guilherme Nogueira Magalhães Muzulon ; Giulia Macarini ? ? ; Giulia Macarini ? ; Giselle Amandier ; Gilmar Facundo ; Geovanil Barbosa de Lima ; genifazio@msn.com ; Ge Fazio ; frente verso ; FLOR&GISELE VOLTERRA ; Fia ; Ferrari Editora ; Fernando Almeida ; Fernanda Queiroz Queiroz ; Felipe Marques ; Felipe Marques ; Felipe Antunes ; Fanny Reinel ; Fabio Pacheco Pacheco ; Fabio Pacheco Pacheco ; Evelyn Scott ; Etelvina C.Guarnier ; Etelvina ; Ernestina da Silva ; Érika (Kinha) K. F. ; Erdna Sanches ; Erdna ; emiliamene@uol.com.br ; elza.cunha@hotmail.com ; Eliane Lino ; Eliane Gonzalez ; Eliana Ferraz ; Elena Guilherme ; Eduardo Lacerda ; Edson Mello ; Ednei Cremonini Meriguete???Talvez! ; Editora Luara ; Edir ; Edgard Fernández ; Edgard Fernández ; DU MAGRAO ; Dulce ; Dionice Guimarães ; Dinha ; Dimas Prazeres ; Désirée del Sol [LUTO] ; Décio Iandoli Junior ; Débrinha ; Danilo san ; Danilo Amparo Rangel ; Daniel Reis:de férias até março!! ; damadenegro@gmail.com ; Cristina Porto ; Cris Aragon Carpanedo ; Cora ; contato@recantodasletras.com.br ; comunicacao@projetooficinadofuturo.org.br ; comercial@litoral.sm ; comercial@litoral.fm ; Cleusinha ; Cleusa Vargas ; CLEUSA ********************* ; cleidemilde.rangel@hotmail.com ; Clei ( DE LUTO) Rangel ; Claudio Russo ; Cláudio Furlan ; Claudia Simoes ; Cláudia http://www.almadepoeta.com ; Claudete Louzada ; Claudete Louzada ; Clau, Claudê...Clauzinha ; Cintia Fátima ; Cinthia ; cidarh@unisantos.br ; chuvisko chu vis kooooo ; CHRYSTIAN ONTEM,HOJE E SEMPRE ; CHRYSTIAN "CACO" ; cesartuliotucci@yahoo.com.br ; César Tucci ; carreira.shirley@gmail.com ; CAROL CARIOCA ; Carmen Regina ; Carlos Waldir Nascimento ; Carlos de Andrade ; Carlos Assis ; Camila Ladislau ; Cami ,D . ; Cadu Arona ; C.A.I.S Irmã Scheilla ; Bruno Miquelino ; Bruno ; Bianca Queija Cadah ; Beto ; Ben Coelho ; Beatriz / Lucas . ; Artur Gomes http://www.almadepoeta.com ; arte.escrita (div) ; ANTONIO NOBREGA CAETANO (TATO) ; Antonio Naud Júnior ; Antonio F. albergaria ; Anneth Santos ; Anneth Santos ; Angell Ruas A Lhg. ds Bruxas qs vr Fadas ; Anelise Oliveira ; André Luiz - Realizando minhas Obras ; André L.C.Prazeres ; André de Moraes ; Andréa ; Ana Paula Toledo ; Ana Paula Alonso ; Anand Rao ; Anand Rao ; analufranco@terra.com.br ; amandinha frança ; Aline ; Alf ... ; alex riegel ; Alex Díaz ( ??? ) ; Alex Dias ; Alex ; Alessandra Araujo ; Alessandra ; Alcione Fornarolli ; ALAOR, O CONTADOR DE HISTÓRIAS ; AGUIA do Horizonte ; Adriana Picheco ; Adilson (P.Ferreira) ; Ademir Antonio Bacca ; Adelaide Antunes ; Abigail Medeiros ; ---=|Þä?®¡¢¡ä|=- ¨~°ºð]·._.·´¯) ; #AnGeL SoRrInDo# No Gifs ; * Verluci Almeida ; *Tonho França www.almadepoeta.com ; [R!cKy] ? ; /lokinha ...Dora Dimolitsas
September 13, 2007 3:08 PM
Congresso e Renan


Não se ofendam, por favor, os que votaram no Lula. O principal assunto não é este ou eu não enviaria. O principal é abrir os olhos para o que está acontecendo, só isso. Respeito a opinião e voto de cada um.

Uma conversa sem conversa...um monólogo para o qual não existe retorno ou argumento. Amarga realidade numa manhã de setembro.

> Bom dia!
-Nem sei bem por que mas, um bom dia pra você...
neste país de merda que a gente vive!
Vixe! começou bem o dia!
-Ô!
Que é isso? Deprimiu?
Aquele bando de ladrões que se instalou em Brasília, mantive no cargo de terceiro homem na sucessão de poder o menino Renan, afilhado de Collor de Melo.
É o seguinte: se o vicê morrer e o Presidente viajar é esse cara que senta na cadeira do Presidente da República...
-Além disso, ele é o presidente do Senado Brasileiro e do Congresso Federal também (poca gente sabe disso)... Muitas pessoas não sabem. Pensam que o Presidente do Senado é só presidente do Senado e ponto. Mas não é. Ele também preside a Câmara dos Deputados (Federais). Não pessoalmente mas, legalmente.
> Tem mais poder às vezes que o Presidente da República.
-E esse pulha, simplesmente, ignorou uma ordem do Supremo Tribunal Federal (que se chama Supremo porque NADA está acima dele)...e mandou os seguranças do Senado barrarem na porta um grupo de Deputados Federais (!!!) que tinham ordem judicial do Supremo pra assistirem à sessão vergonhosamente secreta! Barrados na porta do Senado tendo uma ordem judicial nas mãos dada pelo SUPREMO! É o fim da picada! Esse bandido tinha que ser é preso por desacatar o Supremo e não só perder o mandato!
O Alagoano Renan, transformou o Senado em órgão privado, e dele, e usou os seguranças do Senado Brasileiro como se fossem seguranças particulares!!!
Então, um bom dia pra você!
A propósito: o Presidente? Esse articulou vigorosamente pra defender o Renan e foi o PT que evitou a cassação dele. O Senador Aloísio Mercadante (nome profético, né?) declarou que "se absteve"...
O Renan não foi cassado por 5 votos e foram 6 abstenções...
Uma forma "política" de fazer de conta que não votou a favor dele...
Então, bom dia cidadã!
Um beijo!

Socorro Brasil


6.9.07

Reconhecimento ao poeta Jaorish




Jaorish Gomes Teles da Silva foi agraciado com o Troféu Ana Ivo de Cultura, da Academia de Artes e Letras de Pernambuco 1993(clique aqui e veja página sobre o assunto). Na Semana Santa daquele ano, a premiação foi anunciada no Anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos e dia 2 de maio/1993, uma Comissão da Academia compareceu em Palmares para Solenidade.

Em Dezembro de 2002, o Poder Legislativo do Município dos Palmares entregou a Jaorish a Medalha Luiz Portela de Carvalho, a mais alta Condecoração do Município (clique aqui e leia reportagem). Abaixo, o Diploma do Mérito Luiz Portela de Carvalho.


O ARTISTA JAORISH GOMES TELES DA SILVA.
ATIVO ARTISTA. ESCRITOR (POETA, DRAMATURGO, ROMANCISTA - ATOR, DIRETOR DE TEATRO, TÉCNICO DE PALCO . COM UMA VIDA QUE É PURA ARTE (LITERATURA, TEATRO), ENGAJAMENTO ABNEGAÇÃO ATIVO AO MOVIMENTO CULTURAL!

UM ARTISTA RECONHECIDO NA TERRA NATAL E NOUTROS RINCÕES!

Com varias comunidades no Orkut e vários outros lugares na NET um bom amigo que gosta de trocar idéias,conhecimentos, e experiências. Trabalha com arte desde 1973. Dedicado em trabalhos sócio-comunitários em Palmares-PE, onde dirige o Centro Cultural dos Palmares (a ONG www.grucalp.org.br). site www.jaorish.cjb.net
Atualmente trabalhando com fantoches, empreendo oficinas, e monólogo. Trabalha com poemas, è poeta e romancista, já editou 4 livros e esta lançado o seu quinto livro em fase de publicação, com lançamento em breve,o QUIXOTESCÂNTICO, abordando temas tais como o amor, a vida de artista e sobre Palmares.

Declarações de jaorish

Sobre como compõe poemas, Jaorish explica: “Não posso prever meu estro. Não sou um poeta intencional, tudo surge por inspiração. Não sigo regras. Quando o poema surge com rimas e métricas, não é por intenção intelectual; simplesmente surge, vem de Luz Divina ou de um sussurro de Coro dos Anjos. E assim aparecem sonetos, sextilhas, sei lá o que mais! Sei que surgem na mente sem precisar me preocupar contar fonemas ou rimas! Defendo a poesia como sentimento e não como um simples jogo de palavras e de intelectualidade.” E ao dizer isso, ele cita Manuel Bandeira, Maria do Carmo Barreto Campello de Melo, Waldemar Lopes e Telles Júnior, defensores dessa liberdade de poetar!

Se participo de uma comunidade é porque me identifico com o tema e adiciono quem acho ter afinidades.






O filho Jaorish fala com carinho sobre seu pai, Telles Júnior (José Teles da Silva Júnior), o artista que mais marcou Palmares no Século XX!

A Vida e a Obra do polêmico e enigmático Artista que dedicou sua vida ao Movimento Cultural da Cidade dos Palmares, onde atuou como Ator e Diretor de Teatro, Coreógrafo, Escultor, Entalhador, Pintor, Poeta, Dramaturgo, Cronista, Locutor e Contista. Além de ter sido um estudioso de Ciências Herméticas, cujo esoterismo está expresso em suas obras pictóricas, poemas e obras dramáticas. Em montagem!

JAORISH É

Atuante em vários seguimentos Como

Jornal, O Grupo Cultural dos Palmares,

Derivado de um agrupamento de jovens artistas e filósofos editores da Revista “A Esfinge”, publicada em Dezembro de mil novecentos e sessenta e seis; constituído em dezessete de Agosto de mil novecentos e sessenta e nove, originário com os Órgãos Subsidiários: Grupo Estudantil de Teatro Palmarense (GETEP) e Jornal “O Olho” no centro Cultural dos Palmares, na Rua Tenente Antônio Becco, 144, Bairro Centro,Município dos Palmares, Estado de Pernambuco

Num encontro entre poetas, assim disse Antonio Caetano (saudoso repentista cordelista, vizinho de Jaorish, lá da Rua do Jardim, em Palmares), elogiando Jaorish: “Sua poesia tem saber... você ensina através de seus versos que têm pura filosofia... Afinal, a Poesia é a linguagem angelical dos mundos das Dimensões Superiores de vida... E esse dom da Poesia você tem, você é grande, não é um simples rimador brincando de fazer versos; você é poeta de verdade mesmo!”

E sobre esse “saber poético” e a ignorância e hipocrisia social aos poetas, Jaorish descreveu no poema “

A Verdadeira Poesia nasce da Luz Divina!

É Canto que coro angelical nos ensina,

No calor do Fogo Sagrado

De um poeta inspirado.

Quando surge, tudo no Céu é festa!

É Palavra que a Divindade atesta.

.........................................................

Ai de quem despreza e rejeita tal energia!

Ai de quem ao Poeta relega duras penas!

Ai de quem à Alma do Poeta dá grosseria!

Ai de quem do Poeta rejeita seus poemas;

E negando-se ao fluir de mútua sublimidade,

Castiga-se para triplo sofrer pela Eternidade.