.

30.1.08

História dos Ciganos




A história dos ciganos, a origem, a dispersão e a situação atual.

Os Ciganos tem uma etnia de cultura própria ric e Nômade, seminômade, e sedentária. Por variadas razões encontram-se dispersos por todo o mundo a concentração maior fica na Europa, sendo que dois terços fica na Europa Oriental, e outra parte, no norte e no sul da África, no Egito, na Argélia e no Sudão. Nas Américas, estão distribuídos dos Estados Unidos à Argentina, ficando uma maior concentração no território Brasileiro.

Hoje temos no Brasil, a exemplos de vários paises do mundo o Instituto de Defesa dos Direitos Cigano para se promover o bem comum, como uma melhor comunicação e conhecimentos, podendo reivindicar benefícios em geral.

O Povo Cigano não tem até os dias de hoje a linguagem escrita por este motivo, fica difícil ou eu diria quase impossível definir sua verdadeira origem. Portanto, tudo o que for dito a respeito da sua origem está baseado em hipóteses similaridades ou suposições.

Acredita-se que o Povo Cigano teve seu berço na civilização da Índia antigo época num tempo suposto muito antigo, talvez dois ou três milênios antes de Cristo. Acredita-se pelo idioma falado um dos mais antigos idiomas do mundo o sânscrito, que era escrito e falado na Índia, encontraram um sem-número de palavras com o mesmo significado. E assim, os Ciganos são chamados de "povos das estrelas" e dizem que apareceram há mais de 3.000 anos, ao Norte da Índia, na região de Gujaratna localizada na margem direita do Rio Send e de onde foram expulsos por invasores árabes. Alguns outros pontos colaboram para que esta hipótese seja reforçada,muitas coisas comum aos hindus e ciganos, o gosto por roupas bonitas e coloridas, a religião crenças na reencarnação e na existência de um Deus Absoluto e Pai. Os hindus também como os ciganos a religião forte e conduzem o comportamento impõe normas que devem ser respeitados e obedecidos.

Divagando pelas Terras do Oriente os ciganos invadiram o Ocidente e espalharam-se por todo o mundo. Nunca em tempo algum precisaram fazer guerras derramando sangue de irmão. Suposições garantem que este povo pode ser da casta (dos parias)ou quem sabe de uma casta aristocrática e militar, os orgulhosos (rajputs).os ciganos dedicavam-se exclusivamente a atividades de ferreiros, domadores, criadores e vendedores de cavalo, saltimbancos, comerciantes de miudeza e o melhor de suas qualidades que era a arte adivinhatória. Viajavam sempre em grandes carroças coloridas e davam -se nomes poéticos . No primeiro milênio d.C., deixaram o país e se dividiram o Pechen que atingiu a Europa através da Grécia; e o Beni que chegou até a Síria, o Egito e a Palestina. Existem vários clãs ciganos: o Kalê (da Península Ibérica); o Hoharano (da Turquia); o Matchuaiya (da Iugoslávia); o Moldovan (da Rússia) e o Kalderash (da Romênia).

O primeiro documento da chegada dos ciganos na Espanha é de 1447 chamavam-se de "ruma calk" (que significa homem dos tempos) e falavam o Caló um dialeto indiano próprio da região do Maharata. Eles trouxeram a música, a dança, as palmas, as batidas dos pés e o ritmo quente do flamenco, palavra vinda do árabe "felco" camponês e "mengu" fugitivo e passou a ser sinônimo de "cigano andaluz" a partir do séc. XVIII.

Dizem que hoje são mais de 15 milhões de ciganos em diferentes pontos da Europa, Ásia, África, América, Austrália e Nova Zelândia,diziam-se peregrinos cristãos vindos do Egito Procuravam permissão para fazer seus acampamento Somente no país de Gales eles tiveram espaço para manter parte das suas tradições e a língua.Em muitos lugares eles foram perseguidos escravizados pagavam impostos altíssimos. Na atual Romênia foram escravizados durante trezentos anos. Na Alemanha, crianças ciganas eram tiradas dos pais com a desculpa de que seriam levadas para estudar, enquanto a Polônia, a Dinamarca e a Áustria puniam com severidade quem os acolhesse. Nos países baixos inúmeros ciganos foram condenados à forca e seus filhos obrigados a assistir à execução dos pais para que assim aprendessem como lição de moral.Em fim o povo cigano foi perseguido, julgado e expulso ao longo do seu pacífico caminho pelo mundo.

O povo Cigano tem o céu como teto e se sentem guardião da liberdade,tem um espírito totalmente nômade

Casam-se entre si não é permitido a mulher,o casamento fora do mundo Cigano.

O Casamento acontece, durante três dias e três noites, os noivos ficam separados dando atenção aos convidados, somente na terceira noite é que podem ficar pela primeira vez a sós.


A Bandeira como está foi instituída como símbolo internacional de todos os ciganos do mundo no ano de 1971, pela International Gypsy Committee Organized, no First World Romani Congress( primeiro congresso mundial cigano), realizado em Londres.

Seu significado:

A roda vermelha no centro simboliza a vida, representa o caminho a percorrer e o já percorrido, a tradição como continuísmo eterno, se sobrepõe ao azul e ao verde com seus aros representando a força do fogo, da transformação e movimento.

O azul:

Representa os valores espirituais, a paz, a ligação do consciente com os mundos superiores, significando a libertação e a liberdade. O verde representa a mãe natureza, a terra, o mundo orgânico subterrâneo a força e a luz do crescimento vinculado com as matas com os caminhos desbravados e abertos pelos ciganos. O sentimento de gratidão e respeito pela terra, preservação pela natureza. A relação de respeito por tudo que ela nos oferece proporcionando a sobrevivência do homem, e a obrigação de ser respeitada pelo homem, que dela retira seus suprimentos,

pesquizas na Net

22.1.08

Aniversario de São Paulo


A casa das rosas

Festeja a festa do aniversario de São Paulo

com muita poesia musica e muita alegria.




São Paulo de noite nas ruas

Parece nu, com suas cores, suas luzes piscando,

Todas no mesmo ritmo, como um grande coração.


As luzes parecem pulsações,

Nos bares a vida noturna embala

Àqueles que encaram no peito.


Não têm jeito, a noite é linda, e leve,

Leva-nos a muitas reflexões.

Aqui acolá, uma pessoa passa cantando, falando, sorrindo.


Olhando pra longe, bem ao longe,

Olhando a existência do que parece vazio,

Do que nos fala ao ouvido, baixinho.


As traves do vento, que bate no rosto

Cochichando palavras inesplicadas

À noite em São Paulo é mágica,


Ando na Avenida Paulista

Preocupada, mas feliz e pensativa.

Bebendo a brisa que passa,


Abraçando a noite que fala

Pensando em Você, em mim.

Penso em nós, fazemos tudo para melhorar esta Cidade?


Ou lutamos para nos afastar das lembranças e de

Tudo o que podemos fazer?

Afastamos-nos com um lamento,

Meu amigo, você, como eu, estamos impregnado.

Desta Cidade:


Somos ligados não sei com que acordo

No Céu, mas sei que são laços eternos.

Por isso já aprendi a amá-la,


Quando estou longe

Fico sonhando querendo está perto

Na incerteza das lembranças.


Dora Dimolitsas


16.1.08

Gustavo Kuerten


Guga

O tenista Brasileiro

Decidiu aposentar e sua decisão repercutiu na Europa, e os jornais lembram os problemas de saúde enfrentado por Guga nos últimos tempo.

Guga afirma que gostaria de continuar jogando, mas afirma que fica cada vez mais difícil garante ficar ainda alguns torneios mantando a saudade.

E fará uma turnê na despedida do circuito mundial, e participará de alguns torneios como o Brasil Open, o Challenger de Florianópolis,Monte Carlos,Roma, Roland Garrors.

Guga afirma que não saíra do saibro francês só se receber convite para as olimpíadas de Pequim em agosto Boa sorte Gustavo Kuerten

fonte
e foto
GloboOnline


10.1.08

O Masp recupera obras roubadas.



Quadros de Picasso, e Portinari recuperados.

Foram roubados do Museu de Arte de São Paulo (Masp )

Robson Jesus Jordão é Francisco Lopes Lima,

Dois dos homens presos por envolvimento no roubo das telas.

Entregam o terceiro suspeito que aparece nas imagens do circuito interno do museu embora ainda está foragido.

O Masp, passa por dificuldades financeiras, recebeu ajuda, e não pagara pelo sistema de segurança, que foi doado por uma empresa de tecnologia. Lamentamos que tenha que ocorrer uma tragédia como essa para que a gente tenha que receber manifestações de apoio, inclusive financeiras. Diz Julio Neves presidente do Masp

intermediário Já foi identificado e teria sido contratado por R$ 5 milhões.o nome será mantido em sigilo pela polícia por segurança. Vizinhos do local onde as obras estavam escondidas,contam que com freqüência muitos carros, de valor, caríssimos vinham ao local do esconderijo.

f. e fotos: f O

1.1.08

FESTA DA VIRADA DE ANO NOVO













Em São Paulo temos este ano uma equipe de atletas se organizando para construir um clube capaz de conquistar patrocínio, e patrocinar novos atletas em São Paulo.

São os atletas do bem. Parabéns aos seus criadores e participantes como Everton Bonfim,Gilson Silva,Gilberto, Flavio Dantas.Que São os primeiros membros a serem beneficiados com este patrocínio.parabéns ao Presidentes, Eric Salgado e sua

equipe por esta iniciativa. Aqui temos fotos





Promovendo o esporte como uma forma de união mundial, a São Silvestre.

Este ano tivemos a vitória de dois Quenianos, que embora tenham conquistado mais uma vitória, seu Pais encontra-se em estado de lamentável balburdia interna, depois das eleições presidências.

Noticias nos dizem que 124 já morreram em protestos e confrontos, e acusações de fraudes nas eleições.




















































Em todo o mundo a festa da virada de ano novo se fez animada

Nos palcos tivemos celebridades cantando e dançando, animando o povo.

Em todos os estados Brasileiros, a festa foi animada, comemorando, o dia mundial da Paz.








































Embora sabemos que em muitos Países os povos matam-se,sem discutir ,e sem saber por que o fazem.

No Brasil felizmente ainda temos um povo capaz de se emocionar, ser solidário, e até.

lutar por dias melhores. Com muitos Fogos e o povo animado dançou e cantou a noite toda.