.

13.2.09

Festa comemora os 45 anos do bairro do Jabaguara


Jabaguara foi oficialmente criado por um decreto publicado no Diário Oficial do
Estado de 17 de janeiro de 1964, um bairro novo com apenas (45 anos) porem nos arquivos da Biblioteca Paulo Duarte, funcionando no centro Cultural Jabaguara.
E no Arquivo Histórico Municipal registram a emancipação em 28 de fevereiro de 1964
A região é porem habitada desde o século XVII, era uma mata que servia de abrigo para índios, e negros escravos fugitivos, servia também como ponto de descanso para quem viajava para Santos.
A denominação Jabaquara vem do Tupi Guarani YAB-A-QUAR-A, que significa rocha e buraco era também procurado por fazendeiros e sitiantes que se estabeleceram plantando e criando comercio.
No final do século XIX a região foi realmente popularizada.A prefeitura estalou logradouro publico, o Parque do Jabaquara,usado para passeios e piqueniques foi criado os trilhos dos bondes, em 1930, o Aeroporto de Congonhas, em 1940, ajudou bastante no desenvolvimento do bairro.
Com a Construção da Paróquia de São Judas Tadeu, em 1940 moradores novos foram chegando varias residências antigas foram tombadas e restaurados, o projeto CURA Comunidade Urbana de Recuperação Acelerada transformou o Jabaquara em área piloto.
O local abriga o Acervo da Memória do viver Afro-Brasileiro que reúne bastantes objetos relacionados à presença dos negros em São Paulo. O Sítio da Ressaca foi construído no século XVIII e tombado no ano de 1972 está aberto diariamente para visitação ao lado do Centro Cultural do Jabaquara, conforme inscrições na entrada .
O Ressaca tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional manteve seu uso rural até 1969, quando o restante da área sofreu sua última desapropriação para a construção do metrô em 1978,
O Parque Lina e Paulo Raia fica em local próximo à Estação Conceição do metrô e foi inaugurado por volta de 1980, graças a Comunidades Urbanas de Recuperação Acelerada). Projeto CURA A Escola de Iniciação Artística, que atende crianças de 5 a 12 anos, faz parte das instalações do parque.
Quando começaram as obras do metrô de São Paulo. Ficou determinado que a primeira estação da linha fosse a estação Jabaquara, inaugurada junto a outras 6 estações em 14 de Setembro de 1974. O distrito ainda abriga outra estação metroviário Estação Conceição posterior a Jabaquara.
Três anos depois, em 2 de Maio de 1977 foi inaugurado o Terminal Rodoviário Intermunicipal Jabaquara, que por sua localização ao sul da cidade é ponto terminal com destino ao litoral sul paulista.
Tudo contribuiu para o desenvolvimento populacional da região.
A parte comercial também foi desenvolvida e atualmente a região conta com, no mínimo, dois pólos comerciais importantes: O Centro Empresarial do Aço e a sede do Banco Itaú.
Existem bastantes atividades Culturais na região entre elas


Uma peça Do Diretor Igor Bartchewsky chamada a Terra de um sonho Cidadão esta peça resgata no palco toda História do bairro
Desde as violências sofridas pelos índios a chegada dos negros que fugiam da escravidão até os dias atuais, conheçam a peça exibida no Céu do Jabaquara



OFICINA DE ATORES, FIGURANTES E ELENCO DE APOIO DE IGOR BARTCHEWSKY

Fones: (13) 33242002 81125616 (11) 81715754

Videoclipes: www.youtube.com.br Digitar: oficinadeatoresib

E-mail: proeducultural@hotmail.com Site: www.educultural.hpgvip.com.br

O PROJETO

Oficina de Atores, Figurante e elenco de apoio de

IGOR BARTCHEWSKY

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home