.

24.2.10

Dengue

Todos os anos a população brasileira sofre com a Dengue, todos os anos são repetidas as mesmas orientações, e sempre caímos na mesma questão, somos dilacerados por um pernilongo intransigente.

A dengue é uma doença infecciosa de origem viral, cujo vetor é o mosquito aedes aegypti.

O que mais me chama atenção é a questão básica da higiene da população, devemos cuidar da limpeza das nossas casas, quintais, e não deixar cair no esquecimento que o lixo tem que estar devidamente amarrado, guardado em local seguro, até que seja feita sua coleta. O descarte consciente do lixo também deve ser levado em consideração pela população. Separando resíduos orgânicos dos recicláveis, estamos contribuindo para melhorar a qualidade de vida no nosso planeta.

Devemos fazer nossa parte gerando uma bola de neve começa na sua casa, no seu vizinho, no seu bairro, na sua cidade e no nosso Governo.

Não se pode negar que o Governo tem tomado atitudes para combater a proliferação do mosquito, mas é preciso mais; e lembre-se que devemos ter no mínimo higiene básica para nos livrarmos desses tipos de transtorno.





Paola Vannucci

23/02/2010

18.2.10

PROGRAMAÇÃO DE LOCAIS DE LAZER CULTURAL

Mostras do mês: "Melhores Cine Fantasy", "Filmes Pipoca X Filmes Cabeça – Parte 2", "Sessão Infantil – Os Melhores de 2009", "Melhores Cine Fantasy Infantil", "Segunda Chance: Os Melhores de 2009 – Parte 2", "Segunda Chance Infantil: Os Melhores de 2009 – Parte 2", "O Cinema de Alfred Hitchcock – Parte 1", "Sessão Cineclube" e "Sessão Nostalgia".

Destaques da semana: Exibição do documentário "PE na França: Contadores na Terra de Trovadores" e show com a Dupla de Repentistas Edmilson e Lisboa, retratados no documentário.

SHREK
(Animação, EUA, 2001, 93min, DVD)
Direção: Andrew Adamson e Vicky Jenson
Um ogro tem sua vida invadida por uma série de personagens de contos de fadas que acabam com a tranquilidade de seu lar. Determinado a resolver o problema, ele faz um acordo com o Lord Farquaad e parte para resgatar uma bela princesa. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação. Dublado. Livre.
/ BP Roberto Santos. Dia 19, sexta, às 15h.

PRESO NA ESCURIDÃO (Abre los Ojos)
(Ficção, Espanha, 1997, 119 min, DVD)
Direção: Alejandro Amenábar. Elenco: Eduardo Noriega, Penélope Cruz, Chete Lara.
Um playboy mulherengo tem sua vida destruída por uma ex-amante que não aceita vê-lo com outra namorada. Legendado. 14 anos.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 19, sexta, às 15h30.

MADRUGADA DOS MORTOS (Dawn of the Dead)
(Ficção, EUA, 2004, 100 min, DVD)
Direção: Zack Snyder. Elenco: Sarah Polley e Ving Rhames.
Um bando de zumbis faz com que um grupo fique isolado em um abrigo para tentar sobreviver. Legendado. 16 anos.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 19, sexta, às 18h.

A NOIVA CADÁVER
(Animação, EUA, 2005, 78 min, DVD)
Direção: Mike Johnson e Tim Burton
Um jovem se casa acidentalmente com uma noiva que já está morta e que o leva para conhecer o mundo dos mortos. Recebeu uma indicação ao Oscar. Dublado. Livre.
/ BP Roberto Santos. Dia 20, sábado, às 11h.

PE NA FRANÇA: CANTADORES NA TERRA DOS TROVADORES
(Documentário, Brasil, 2005, 20 min, DVD)
Direção: Ricardo Mello
Aprovado pela comissão do Funcultura, o documentário foi produzido de agosto de 2005 a julho de 2006. Além das apresentações da dupla de repentistas Edmilson e Lisboa pelo sul da França, o filme traz uma pesquisa e a reflexão sobre a arte da cantoria nordestina e suas possíveis conexões com o trovadorismo medieval da península ibérica. Com o pé na França e a viola na mão, dois poetas cantadores brasileiros fazem arte e dão rima à vida.
/ BP Belmonte. Dia 20, sábado, às 15h.

SHOW - DUPLA DE REPENTISTAS EDMILSON E LISBOA
Formada por Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa desde 1995, a dupla improvisa e interage com o público e já venceu mais de 200 festivais de repentistas por todo país. Com três turnês pela Europa, Edmilson e Lisboa já foram contratados pela UNESCO como arte-educadores em campanha do Ministério da Saúde. A dupla também fez parte da produção do documentário "PE na França: cantadores na terra dos trovadores", que registra a passagem dos cantadores nordestinos pelo sul da França, em outubro de 2005.
/ BP Belmonte. Dia 20, sábado, às 16h.

MEU VIZINHO TOTORO
(Animação, Japão, 86 min, 1988, DVD)
Direção.: Hayao Miyazaki.
Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal que a leva a um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Dublado. Livre.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 20, sábado, às 16h.

VERTIGO – UM CORPO QUE CAI (Vertigo)
(Ficção, EUA, 1958, P&B, 128 min, DVD)
Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: James Stewart, Kim Novak.
O detetive Scottie Fergusson, aposentado por sofrer vertigem de alturas, é contratado por um ex-colega de faculdade para vigiar sua mulher, Madeleine, uma suicida em potencial. Legendado. 12 anos.
/ BP Roberto Santos. Dia 20, sábado, às 16h.

O HOSPEDEIRO (Gwoemul)
(Ficção, Coréia, 2007, 119 min, DVD)
Direção: Joon-ho Bong. Elenco: Kang-ho Song, Hie-bong Byeon, Hae-il Park.
Um pai e três descendentes vivem no mesmo lar: o filho mais velho que, apesar de ter 40 anos, é imaturo; a filha do meio, arqueira do time olímpico coreano, e o filho mais novo, desempregado. Todos cuidam de uma menina orfã que desaparece. Legendado. 14 anos.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 20, sábado, às 18h.

PSICOSE (Psycho)
(Ficção, EUA, 1960, P&B, 109 min, DVD)
Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Janet Leigh, Anthony Perkins, John Gavin, Vera Miles.
Cansada da vida que leva, a secretária Marion Crane rouba US$ 40 mil que deveria guardar para o chefe e foge para a Califórnia, onde encontrará o namorado. No caminho, hospeda-se em um motel, onde é atendida por Norman Bates, o estranho dono do estabelecimento que parece ser dominado pela mãe. Legendado. 12 anos.
/ BP Roberto Santos. Dia 20, sábado, às 19h.

INTERLÚDIO (Notorius)
(Ficção, EUA, 1946, P&B, 101 min, DVD)
Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains, Louis Calhern.
Filha de um espião alemão preso pelo governo dos EUA é obrigada a ajudar o governo americano a prender inimigos importantes, no Rio de Janeiro, para evitar a morte do pai. Mas a paixão entre ela e o agente que comanda a operação é inevitável, apesar de suas diferenças. Legendado. 12 anos.
/ BP Roberto Santos. Dia 21, domingo, às 16h.

SESSÃO CINE FANTASY INFANTIL
Seleção dos melhores curtas-metragens do 4º Festival de Curtas Fantásticos. O programa reúne os curtas "Aprendiz", "Contatos Siderais Antes do Colegial", "Eu Queria Ser Um Monstro", "Asas da Liberdade", "Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água", "Homeland", "Minhas Memórias de Dragão", "O Sete Trouxas", "O Anão que Virou Gigante" e "O Menino que Plantava Invernos".
/ BP Viriato Corrêa. Dia 21, domingo, às 16h.

APRENDIZ
(Animação, fantasia, São Paulo, 2009, 02 min)
Dir.: Marcio Issao Kakuno
Essa é uma estória sobre uma bruxinha que, como todo bom aprendiz, testa suas habilidades em quem estiver à sua frente.

CONTATOS SIDERAIS ANTES DO COLEGIAL
(Ficção-cientifica, São Paulo, 2009, 15 min, Beta SP)
Dir.: Ale McHaddo. Elenco: Cayke Scalione, Gabriel Vasconcelos, Gustavo Novak, Jady Brasileiro
Um grupo de crianças passa a noite no parque da cidade. Um deles assusta os amigos dizendo que pode fazer contato com extraterrestres. E não é que ele consegue!

EU QUERIA SER UM MONSTRO
(Animação, 2009, Rio de Janeiro, 08 min, Beta SP)
Dir.: Marão
Cotidiano de uma criança com bronquite que queria ser um monstro.

ASAS DA LIBERDADE
(Animação, Minas Gerais, 2009, 02 min)
Dir.: Cacinho
A música tem o poder de nos transportar para as nuvens. A atmosfera de um concerto sempre está intimamente ligada à música apresentada e nos faz sentir leves, soltos e com a sensação de liberdade.

CALANGO LENGO – MORTE E VIDA SEM VER ÁGUA
(Animação, Rio de Janeiro, 2008, 10 min, 35mm)
Dir.: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

HOMELAND
(Animação, Granada/ESP, 2009, 06 min, Beta SP)
Dir.: Juan de Dios Marfil
Onde houver uma tristeza haverá um caminho.

MINHAS MEMÓRIAS DE DRAGÃO
(Animação, Distrito Federal/BR, 2009, 05 min, Digital)
Dir.: Isabela Veiga e Luciana Nasser
Um dragão de pelúcia se transforma em um bravo dragão no mundo da fantasia do menino Bruninho. Juntos eles vivem lindas aventuras. O tempo passa como a criança cresce, e essa amizade é esquecida no fundo de um velho baú, esperando por outra criança e novas aventuras.

O SETE TROUXAS
(Ficção, Rio Grande do Sul/BR, 2007, 14 min, HD Cam)
Dir.: Márcio Schoenardie. Elenco: Eduardo Sandagorda, Caio Pereira, Natanielhe Pacheco, Luiz Paulo Vasconcellos
Jair conta para sua neta as suas aventuras de infância, seu medo do lendário “Sete Trouxas” e como, com ajuda de um amigo, tentou enfrentar o monstro.

O ANÃO QUE VIROU GIGANTE
(Animação, Rio de Janeiro/BR, 2009, 10 min, Beta SP)
Dir.: Marão
A improvável – todavia autêntica – história do anão que virou gigante.

O MENINO QUE PLANTAVA INVERNOS
(Ficção, São Paulo/BR, 2009, 11 min, HD Cam)
Dir.: Victor Hugo Borges
Depois de nascer, um menino tem seus pais mortos. Ele acredita que a tragédia foi causada por um maléfico dragão e busca vingança suplicando pelo mais rigoroso inverno, na tentativa de congelar o horroroso monstro.

SESSÃO DESTAQUES 2
O programa reúne os curtas "Marcianas", "Zombeer", "O Controle dos Zumbis", "La Casa Brown", "Die Schneider Krankheit", "Otakus", "EEL Girl", "Cotton Candy" e "Bloco D".
/ BP Viriato Corrêa. Dia 21, domingo, às 18h.

MARCIANAS
(Ficção-cientifica, Barcelona/ESP, 2009, 13 min, Digi Beta)
Dir.: Sintu Amat. Elenco: Orozco, Txe Arana
Manuela, uma mulher com um coeficiente intelectual altíssimo,recebe a visita de sua mãe, que vem comunicar uma noticia que mudará radicalmente suas vidas.

ZOMBEER
(Ficção, horror, Amsterdam/HOL, 2008, 12 min)
Dir.: Barend de Voogd e Rob van der Velden. Elenco: Rogier Schippers, Eric Porcu, Edo Marinus
Se você adora cerveja, talvez você não devesse trabalhar em uma cervejaria. O cervejeiro chefe Herman dá mais valor à sua pint do que à sua vida. Em uma de suas bebedeiras durante o turno de trabalho, ele cai na caldeira de cerveja. Algo que causará estranhos efeitos em seus colegas, em um grupo de turistas japoneses e, eventualmente, numa típica tradição holandesa, o Dia da Rainha.

O CONTROLE DOS ZUMBIS
(Ficção, São Paulo/BR, 2009, 11 min, 35mm)
Dir.: Gabriel Marzinotto. Elenco:Paulo Goya, Antônio Destro, Fernanda Viacava, Allexia Galvão
Uma família que acaba de se mudar para uma casa nova liberta, sem querer, um zumbi preso por rituais satânicos no porão debaixo da sala. Depois de livre, o zumbi domina o sofá e o controle remoto da televisão, influenciando lentamente a mente do pai da família.

LA CASA BROWN
(Ficção, horror, Madrid/ESP, 2009, 11 min, Minidv)
Dir.: Isaac Berrokal. Elenco: Agustín Galiana, Alejandro García, Remedios Gómez, Lara Recasens, Juanjo Prieto, Erika Sanz, Maria Sesgara, Raquel López, Sergio Pozo, Alberto Muñoz, Victor Montero, Isaac Berroka
Em agosto de 1995, quatro jovens aparecem brutalmente massacrados, dois deles sem cabeça. Esses jovens foram encontrados nas redondezas de Ayllón e tudo está relacionado com La Casa Brown.

DIE SCHNEIDER KRANKHEIT
(Ficção cientifica, Madrid/ESP, 2008, 10 min, Super 8)
Dir.: Javier Chillon. Elenco: Paco Casares
Nos anos 50, uma cápsula espacial soviética cai na Alemanha Ocidental. O único passageiro, um chipanzé, espalha um vírus mortal por todo o país.

OTAKUS
(Ficção, Buenos Aires/ARG, 2007, 08 min, Minidv)
Dir.: Andres Borghi. Elenco: Andres Borghi, Nicolas Stilman, Martin Cataldi, Coco
Jorge e Héctor são dois otakus, fanáticos pelos desenhos animados japoneses “animês”. O grande fanatismo os leva a passar todo o tempo discutindo sobre o tema, inclusive chegando a insultos de um ao outro quando estão em desacordo. Um dia, uma dessas discussões se transforma em um selvagem combate onde matarão um ao outro como se tratassem de dois personagens de desenhos animados em uma batalha épica.

EEL GIRL
(Ficção, horror, Nova Zelândia, 2008, 05 min, 35mm)
Dir.: Paul Campion. Elenco: Julia Rose, Euan Dempsy, Robyn Paterson, Nick Blake
Em um laboratório de segurança militar, um cientista se torna obsessivo por uma estranha criatura meio humana meio enguia, que ele está estudando. Quando ela acena para ele, esse é o chamado da sereia.

COTTON CANDY
(Ficção, San Sebastian/ESP, 2008, 11 min, 35mm)
Dir.: Aritz Moreno. Elenco: Paco Sagarzazu, Pilar Guerra
O frio sempre complica as coisas.

BLOCO D
(Ficção, horror, São Paulo, 2009, 05 min, Minidv)
Dir.: Vinícius Casimiro. Elenco: Joeli Pimentel
Um vigia noturno segue seu próprio rastro de sangue pelo prédio.

PACTO SINISTRO (Strangers On A Train)
(Ficção, EUA, 1951, P&B, 101 min, DVD)
Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Farley Granger, Leo G. Carroll, Ruth Roman, Robert Walker, Patricia Hitchcock.
Bruno, psicótico e filho superprotegido, encontra em um trem Guy Haines um famoso tenista que planeja entrar para a política e tem se relacionado com a filha de um senador, com quem espera se casar logo que conseguir o divórcio. Bruno pretende matar o pai, mas sabe que será pego pela polícia. Eles então conversam sobre trocar o assassinato do pai de Bruno pelo da esposa de Guy. Legendado. 12 anos.
/ BP Roberto Santos. Dia 21, domingo, às 18h.

INSCRIÇÕES OFICINA: MÚSICA POR MEIO DO VIOLÃO
Coord.: João Paulo Nascimento e Diego Beirão (músicos). Dir.: Ricardo Breim.
Com duração de um ano, o curso oferecerá aulas semanais de linguagem e expressão musical tendo o violão como instrumento principal de aprendizado. Partindo da canção popular, serão apresentadas atividades de desconstrução e reconstrução da linguagem da música com a finalidade de possibilitar o acesso a outros idiomas musicais. O curso deve ter início em março.
/ Indicado para alunos do ensino médio, mas com a possibilidade de participação, em menor número, de alunos entre 13 e 14 anos de idade que ainda não estejam no nível médio. Vagas para iniciantes e intermediários.
Inscrições no local até dia 20/02, de 2ª a 6ª das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 16h.
/ BP Cassiano Ricardo.

6° CONCURSO DE POESIAS
Redija uma poesia de autoria própria com tema livre e envie pelo correio ou entregue pessoalmente na Biblioteca Lenyra Fraccaroli.
Inscrições até 28 de fevereiro. Apuração e entrega de prêmios dia 13 de março, às 14h.
Confira o regulamento e demais informações no site www.bibliotecas.sp.gov.br.
/ B Lenyra Fraccaroli.

SERVIÇO:
Biblioteca Pública Roberto Santos. 101 lugares. Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul. Tel. 2273-2390. Veja como chegar.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_m_z/robertosantos/index.php?p=3891
Biblioteca Pública Viriato Corrêa. 101 lugares. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul. Tel. 5573-4017. Veja como chegar.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_m_z/viriatocorrea/index.php?p=3762
Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Av. Celso Garcia, 4200, Tatuapé, Zona Leste. Tel. 2092-4570 / 2092-9952. Veja como chegar.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_a_l/cassianoricardo/index.php?p=136
Biblioteca Lenyra Fraccaroli. Praça Haroldo Daltro, 451, Vila Carrão, Zona Leste. Tel. 2295-2295.
Biblioteca Pública Belmonte. Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, Zona Sul. Tel. 5687-0408 / 5691-0433.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/biblioteca_belmonte/como_chegar/index.php?p=4664

Obs.:
.As bibliotecas Viriato Corrêa e Roberto Santos possuem salas equipadas com sistema de projeção eletrônico de alta qualidade e som 5.1
.A biblioteca Roberto Santos possui acervo de DVDs que podem ser assistidos em terminais instalados no local.

Toda a programação é gratuita. Visite nosso site: www.bibliotecas.sp.gov.br

13.2.10

Crônica.



Chuvas assassinos X displicência política.
Estava parada em silêncio, observando os escombros do que teria sido a mais linda festa de final de ano destas pessoas,
Não fosse o trágico acidente ocorrido exatamente à meia-noite no momento exato que os fogos foram acesos, ouve uma grande explosão
E os bombeiros correndo para socorrer tantos feridos, e recolher vários mortos, os hospitais ficaram lotados; Dentre os feridos e mortos, muitas mulheres, crianças, e adolescentes, pessoas de todas as idades que tinham saído de suas casas para festejar o ano novo, pretendiam ver a queima de fogos no rio de janeiro.,
O Hotel estava lotado, todos os funcionarios corriam, para prestar a devida tenção a cada novo cliente que chegava para a festa de final de ano;
Alegres e distraídos nem notaram a chuva forte que começou a cair, os fogos, que explodiram de forma espetacular, soltando faíscas para todos os lados, fazia com que dos só prestassem atenção na beleza dos fogos explodindo no ar;
As pessoas dentre as milhares presentes para as comemorações de final de ano,só notaram a lama que invadia o hotel, quando ja não tinha mais como correr.
O frio da madrugada trouxe a triste lembrança dos fatos ocorridos, pouco antes do dia clarear Mais de duzentas pessoas, aquelas que estavam no hotel, e nas vizinhanças foram arrastados barranco abaixo, a chuva forte transformou a noite de ano novo em uma grande tragédia, destruindo hotel, casas e deixando soterrados
Aqueles que alegremente comemoravam a festa de um novo dia.
Tudo terminou silenciosamente naquela noite de Ano Novo.
Restaram apenas lama e gritos ecoando na madrugada, e a lembrança do ocorrido.
Além da certeza de que foi uma terrível falha humana.
Permitir a construção de imóvel nos locais sem segurança, enquanto os jornais comentam o ocorrido, políticos empurram de secretarias em secretarias, a responsabilidade do ocorrido.
Dora Dimolitsas

2.2.10

Chuvas






Neste ano estamos vivendo a presença do El Niño que é o nome dado a um fenômeno que ocorre nas águas do pacífico e que altera as condições climáticas em diversas partes do mundo.

Mas, a questão não é essa, venho através deste salientar a dramatização que se faz em cima dos tempos históricos, e que as pessoas esquecem de que estamos falando das alterações climáticas e das grandes mortes ocorridas nas grandes cidades brasileiras.

Creio que em 1947 não morria tanta gente como tem morrido agora, desde que começou o verão já foi mais de uma centena de vítimas fatais. Os meteorologistas junto com a mídia fazem sensacionalismo em cima do povo diante de suas necessidades.

Estamos contando histórias ou matando pessoas inocentes?

Grandes cidades que deveriam ter infra-estrutura adequada e preparada para este tipo de situação, no Brasil, realmente é inexistente, lamentável é ver uma metrópole como São Paulo a beira do abismo, pobre cidade que camufla a céus abertos, e a população tem que viver como lagartixa nos banhos de sol para limpar suas casas, ou seja, ‘arruinar’ com doenças ‘do arco da velha’ e mais enfrentar as novas epidemias. Recentemente teve mais um terremoto na China de uma proporção considerável e apenas teve uma vítima, no Japão os edifícios são feitos com fundações especiais para que não aja tanta destruição, lá também tem vastos treinamentos de como se manter na hora do acontecimento catastrófico. Minha pergunta é: Até quando iremos ficar parados e nos vangloriar de que nosso país está livre de tudo? No Brasil já existe tornados, vendavais, deslizamentos causados pelas chuvas, etc.

Engraçado, não sei como nenhum espertinho ainda não construiu gôndolas, sim, gôndolas para ir e vir carregando as pessoas necessitadas, a Veneza está em São Paulo, sonho de muitos, realizações de poucos, agora nos bairros alagados, o governo deveria se basear nas construções venezianas para seus passeios paradisíacos, tudo devidamente legalizado, com numeradas, etc.

Tudo são suposições, em meio a realidade devemos nos unir e conscientizar de que o pior está por vir, chuvas, enchentes, terremotos nos quatro cantos do mundo, fome e miséria, devemos operar e evitar mais cicatrizes nas nossas cidades erguidas com os braços da nossa gente brava e guerreira.



Paola Vannucci

02/02/2010