E D U C A Ç Ã O
“Desenvolver integral e harmonicamente todas as faculdades humanas!”
Uma carta Aberta...
Aos senhores que se interessam pela educação liberta, os convocamos para uma reflexão conjunta.
Em tempos de discussões sobre os rumos da humanidade, vamos falar sobre a educação de um país, que em pleno desenvolvimento econômico contradiz com os rumos do ensino “adotado” pelas escolas.
Os avanços tecnológicos são vistos todos os dias, mas o que ou o quanto sabemos sobre sua construção, sobre esse saber que acelera o progresso; da genética, informática, robótica, logística e tantas outras. Nosso raso conhecimento está muitas vezes calcado nas instruções para sua utilização!
Embora dentro do educar esteja implícito “dar-se asas” a um saber natural, estamos muito mais voltados ao processo de socialização, ou seja, o desenvolver-se conjuntamente, uma fusão de saberes que trabalhados apresenta uma transformação, uma nova formatação, uma transformação, com uma nova associação, uma nova imagem da realidade mais adequada para se viver em harmonia com aquilo que chamamos de sociedade.
Saibam senhores, que aquela pureza de criança que experimenta o mundo muitas vezes morre com sua entrada na escola.
É proibido trazer brinquedos que não sejam solicitados, histórias de vidas só se forem com final feliz e tudo o que a criança imaginou sobre a escola perde o encanto no seu primeiro ano de estudos.
Familiares na escola só em reuniões e festas ou quando há queixas sobre comportamentos inadequados.
E a escola passa a ser um lugar onde a nota é a principal meta da criança, pouco importa o conteúdo aprendido, esse não é do interesse dela, não mostra a contribuição de seus familiares e nem está voltada a atualidade de sua vida.
Claro que fatos históricos sobre o país se tornam interessantes, mas onde estão os índios hoje em dia? A política atual, como funciona? E por que não temos um efetivo sistema ferroviário de transporte de mercadorias? Como o país dito em desenvolvimento tem um sistema de combustível tão rico? Quais as tecnologias que nos revelam?E por que o meio ambiente é tão judiado? Por que não se ensina de forma efetiva e prática como cuidarmos do meio ambiente? Por que não se discute nossas riquezas e pobrezas ao mesmo tempo? E tantas outras questões...
Senhores, o desemprego ainda é um problema muito sério nesse país, estatisticamente não se revela a verdade de um povo que muitas vezes se quer tem seu documento de identidade, sendo que muitas crianças estão sem certidão de nascimento, muitos aposentados estão vivendo na miséria ou ainda trabalhando de forma inadequada, sem registro em carteira, com baixos salários, sendo obrigados a afazeres que passa perto da humilhação; além do que estamos com uma população carente de serviços médicos de qualidade, com perícias que mais atrapalham do que ajudam, quem já passou por alguma sabe que muitas vezes irá encarar a seguinte frase no discurso: você não tem nada, entre outras...
Senhores, nossas crianças vão crescer sem nenhuma proteção contra isso, visto que, não se ensina nas escolas a enfrentar as questões sociais mais gritantes ou anti-sociais, a criança é sempre levada a acreditar que será ela a responsável pela construção de um mundo melhor, mas as bases para isso quem lhes ensina?
A escola, como já dito antes pelo educador Paulo Freire e outros é o lugar onde se apresentam possibilidades para posteriormente fazermos nossas escolhas, ou seja, estudamos anos e anos para chegarmos a uma única conclusão: a escolha certa dependerá de nossa capacidade, de nosso saber natural.
Senhores desse ponto de vista eu lhes proponho um dia, quem sabe, alguns dos senhores, principalmente os que se dispõe a ensinar, a educar de forma mais liberta imaginando um passado de saberes da nossa origem, o presente de nossa realidade e o começo de nosso destino. O futuro, que é mutável terá vestígios do que já fomos e do que somos hoje.
Por esse motivo é que devemos rever nossa forma de pensar sobre a educação, ela é fator de transformação havendo uma necessidade de inserção de coisas mais importantes, atuais e reveladoras no educar.
Essa carta continuará aberta para que todos possam complementá-la a cada nova vontade, nova descoberta, etc.
A educação é fundamental para a humanidade, apresentadora da vida já existente aos que chegam a um nível de entendimento capaz de compreendê-la parcialmente, formadora de opiniões apresentando o individual e o coletivo, num tempo de viver ativo e, criadora de bens futuros como fonte de saber para as novas gerações.
Educar é mais que transmissão de saberes de propostas acadêmicas. Um transferir de liberdade a outrem para que haja uma busca da sua própria essência, exemplos de caminhos já percorridos por outros e seus desfechos para que esse faça suas próprias escolhas. Educar apresenta um novo olhar sobre o mundo atual; o conhecimento adquirido e a vivência do dia-a-dia transformam um saber natural e apresenta a grandeza do intuir.
O ler aguça a imaginação e propõe uma nova interpretação para as coisas da vida, o escrever propõe o conhecer e o comunicar com as diferentes tipificações de pessoas e seus tempos e a escola é um lugar de propostas, com inúmeras possibilidades para os vários tempos do saber natural.
A sociedade exige de seus membros uma vida de luta e de glórias, mas não os ensinam os caminhos reais para se alcançar esses feitos tornando imprópria e muitas vezes inóspita a vida humana. A EDUCAÇÃO LIBERTADORA deve ter como proposta o incentivo ao uso do saber natural em todos seus demais ensinamentos.
“Com um graveto na mão e um pedaço de chão batido uma criança fez a revolução, desenhou outro mundo e quem sabe no futuro possa enchê-lo de maiores detalhes”
E.C.A. – Estatuto da Criança e do Adolescente (direito à educação)
A educação deve libertar!
Comunidades no Orkut debatem questões abordadas no Estatuto, participe você também! ECA, direito da criança.
Texto: Arlete Bistocchi
Colaborador : Facchini Queiroz