.

28.12.10

Retrospectiva e festa de final de ano no Cicesp



DIA 22 DE DEZEMBRO DE 2010 O CICESP através de sua diretoria senhor Comendador
Regino Barros,fez uma retrospectiva do ano em uma brilhante festa, com bastantes homenagens e prêmios aos novos Acadêmicos da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito,presença da companhia Loucos do Tarô, onde também foram homenageados com a honraria de Acadêmicos registrados no livro de ouro de Títulos e Honrarias nas Categorias de membros fundador do projeto Resgate de nossa história onde o palácio de tabuas do Catetinho , foi eleito o símbolo do Cinquencentenario,também foram entregues varias medalhas
E a estatua Juscelino Kubitschek,vejam as fotos com as homenagens, e um belo Buffet de despedida do ano.
Presente varias personalidades do cenário Cultural do Brasil.
















19.12.10

Tecnologia de luz elimina superbactérias de hospitais


Luz contra bactérias

Cientistas escoceses desenvolveram um sistema inédito de iluminação que capaz de matar as superbactérias resistentes a antibióticos que infestam vários hospitais ao redor do mundo.

A tecnologia óptica descontamina o ar e as superfícies banhando-as com luz visível de um estreito espectro de comprimentos de ondas, conhecido como luz HINS.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Strathclyde, o sistema de iluminação consegue eliminar até mesmo as temidas superbactérias MRSA e C.diff.

Letal para bactérias

Os ensaios clínicos, realizados no hospital Glasgow Royal Infirmary, comprovaram que o sistema de descontaminação ambiental baseado na luz HINS alcança uma redução nas bactérias do ambiente hospitalar significativamente maior do que o que se pode conseguir apenas com a limpeza e a desinfecção.

“A tecnologia mata os micróbios patogênicos mas é inofensiva para os pacientes e funcionários, o que significa que, pela primeira vez, os hospitais poderão desinfectar continuamente enfermarias e quartos de isolamento,” diz o Dr. Scott MacGregor, que desenvolveu a tecnologia juntamente com seus colegas Michelle Maclean e Gerry Woolsey.

“O sistema funciona usando um estreito espectro de comprimentos de onda de luz visível para excitar moléculas contidas no interior das bactérias. Isto gera espécimes químicos altamente reativos que são letais para bactérias como a Staphylococcus aureus, resistente à meticilina, a MRSA e a Clostridium difficile, conhecida como C.diff,” explica MacGregor.

Luz HINS

A luz HINS possui normalmente uma tonalidade violeta, mas a equipe usou uma combinação de tecnologias de LED para produzir um sistema de iluminação branca suave, que pode ser usado juntamente com a iluminação normal do hospital.

HINS é um acrônimo para High Intensity Narrow Spectrum Light: luz de espectro estreito de alta intensidade.

“Outros métodos de descontaminação, envolvendo gases esterilizantes ou luz ultravioleta podem ser perigosos para funcionários e pacientes, enquanto a limpeza, desinfecção e lavagem das mãos, embora sejam procedimentos de rotina essenciais, têm uma eficácia limitada e são difíceis de aferir,” diz Maclean.

Já a tecnologia da luz HINS é segura e pode ser usada continuamente, oferecendo um sistema de desinfecção contínua.

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=luz-elimina-superbacterias-hospitais&id=5982&nl=sit

11.12.10

RAVE CULTURAL 2010







Rave Cultural 2010
Sábado, 11 de dezembro, a partir das 14h.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura faz aniversário e convida a todos para a quinta edição da Rave Cultural. Num evento em que a poesia é mestre de cerimônias, música, teatro e performances se encontram e fazem a festa.

Apresentações musicais

Instituto Alana – Nureca
Das 14h às 15h.
A Casa das Rosas recebe o Instituto Alana, que atua junto ao público infantojuvenil com uma proposta interdisciplinar de mediação cultural. Seu núcleo de recreação, cultura e arte (Nureca) apresenta peças musicais para violão, flauta e voz.

Bico do Corvo
Das 18h às 19h.
Num show autoral, o trio – composto por Ricardo Vergueiro, no baixo e vocal; Breno Kruse, na guitarra, vocal e viola caipira; e Pedro Torres, na bateria – toca as canções que farão parte do seu primeiro disco e promete ser a revelação da nova música brasileira.

Jambra Trio
Das 20h às 21h.
Nesse show, que mescla o melhor das influências da MPB, o público poderá conferir as composições do grupo formado por Danilo Silva (violões), Fábio Faustino (bateria) e Guilherme Bandeira (vocal).

----------------------------------------------

Espetáculo teatral

O Gato Preto
Das 17h às 17h40.
Com Cia. Teatro Fobia.
O espetáculo teatral O Gato Preto, baseado na obra do grande escritor Edgar Allan Poe, pai dos contos de terror, relata a história de um homem em crise e entregue à perversidade.

----------------------------------------------

Saraus

Sarau Poetas Seresteiros
Das 15h30 às 16h30.
“Poetas, seresteiros, namorados, correi! É chegada a hora de escrever e cantar”. Com Alice Lino, Andréa Soares, Atílio Avancini, Carmen Aranha, Darius Emrani, Dilma de Mello, Iara Machado, Fernanda Magalhães, Leila Kiyomura, Marcelo Chaves, Olívio Guedes e Sofia Machado. Participação da cantora Dulce Avancini e dos músicos João Heredia (violão) e Alberto Lima (pandeiro).


Sarau da Casa – Especial
Das 22h às 24h.
Apresentação de Frederico Barbosa e Pezão.
Você conhece o Sarau da Casa? Já participou? Qualquer que seja a resposta, não deixe de conferir essa edição mais que especial. Convidados-surpresa farão parte do elenco. Quem são eles? Você sabe? Você os conhece? Não perca!

----------------------------------------------

Performance

Malditos Poetas!

Das 24h às 24h30.
Improvisação musical, vocal e visual a partir de poemas de Gregório de Matos, Sousândrade, Augusto dos Anjos e outros poetas marginais e malditos da história literária brasileira. Essa apresentação encerra a exposição homônima, preparada pelo coletivo Mallarmidia Lab, formado por Antônio "Panda" Gianfratti, Donny Correia, Fábio Vietnica e Ilo Codognotto.

----------------------------------------------

Lançamento de livros

Risco Editorial
A partir das 15h30.
Lançamento de Prévia Poesia e Paideuma (ensaios). Os livros foram realizados pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e produzidos pela Poiesis – Organização Social de Cultura.









Data da temporada: Dia 11/12/10

Dias e horários:

Sábado, 14:00

2.12.10

Jornada Cultural ARTPOP


Jornada Cultural ARTPOP

Acontecerá no próximo dia 04 de dezembro, de 13h às 22h, a “Jornada Cultural” da Academia de Artes de Cabo Frio, a ARTPOP. O evento será realizado na Casa dos 500 Anos, no Portinho. O evento faz parte de um grande movimento cultural, que agrega diversas modalidades artísticas e que há tempos vem crescendo na cidade de Cabo Frio. Na ocasião serão empossados alguns novos acadêmicos. Destacamos a participação de diversas autoridades do meio cultural e Acadêmico de várias cidades do Brasil.

De 13h às 15h as atividades são específicas para os Acadêmicos, mas a partir das 15h o público poderá participar de uma rica e interessante programação composta de apresentações musicais, teatro, dança, exposição de artes plásticas, feira literária etc. Paralelo as apresentações artísticas o evento ainda contará com uma feira de artesanato realizada pelo Grupo 100% Artesão, barracas de comidas e bebidas, bingo e sorteio de brindes.

Durante as apresentações o público poderá conferir alguns nomes e movimentos conhecidos do meio artístico como os Bonecos do Grupo Sorriso Feliz de Clarêncio Rodrigues, os Tambores Urbanos de Jubiabá, Jorge Villas, Frederico Araújo, Cia Rosa Demarchi, A apresentação de Djalma da Cuíca e Nilma de Oliveira, o cartunista Zel, os artistas plásticos Reinaldo Caó, Torres do Cabo e vários outros convidados.

A entrada será franca. Participe!



Data: 04 de dezembro

Local: Casa dos 500 Anos

Rua Coronel Ferreira, nº 141 – Portinho – Cabo Frio

Horário: de 15h às 22h

Entrada: Franca

Maiores Informações: Dyandreia Portugal

dyandreia@yahoo.com.br ou (22) 8131-3349