.

29.9.11

MCTI participa de experimento global sobre qualidade da água

MCTI participa de experimento global sobre qualidade da água
24/08/2011 - 15:49
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participa das atividades do PH do Planeta. O projeto faz parte do experimento global que integra uma série de ações e eventos propostos pela Unesco e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) em todo o mundo durante o Ano Internacional da Química (AIQ) 2011.

As ações estão sendo coordenadas e estimuladas pelas entidades representativas da química brasileira e apoiadas por universidades e instituições de pesquisa e por várias fundações e entidades de amparo à pesquisa (FAPs) e secretarias estaduais e municipais, dentro do lema “Química para um mundo melhor”.

O experimento faz parte de um conjunto de ideias e ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em química (e em ciências) no país e é uma maneira de se contribuir para uma conscientização coletiva sobre importância da qualidade da água e para a preservação do planeta Terra.

Na atividade, os alunos coletarão, auxiliados pelo professor, uma amostra de água de uma fonte natural local. Eles medirão o pH da amostra, por meio da utilização de soluções indicadoras coloridas. Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através do portal nacional de recebimento dos dados, a página QNInt, da Sociedade Brasileira de Química.

A Sociedade Brasileira de Química e o MCTI estão distribuindo 25 mil kits do experimento para as escolas públicas do país, especialmente para o ensino médio e para os últimos anos do ensino fundamental. A proposta é que o experimento seja realizado ao longo de todo o ano, em especial durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home