.

20.11.11

Talento paranaense se destaca nos palcos paulistano












Do norte do Paraná para os palcos de São Paulo. Fernando Cursino, um jovem ator, cantor e compositor de Londrina desponta na megalópole atuando no teatro e em musicais e agora lançando seu primeiro CD.

Marcelo Rissato
Jornalista – MTB: 64479/SP

A carreira artística hoje em dia é muito visada pelos jovens. Talvez pela fama ou pelo prestigio que traz. No entanto a luta para conquistar um espaço é árdua e muitos desistem no meio do caminho. Alguns conseguem seu destaque nos palcos, outros na música e no cinema, e tem aqueles que almejam somente a TV. A televisão talvez seja um dos veículos mais almejados por um grande número de iniciante em virtude à popularidade, mas apenas alguns conseguem se destacar em mais de um desses quesitos.
O jovem ator pé vermelho, que nasceu na cidade de Londrina e viveu aqui na região até 2006, acabou conquistando seu espaço na grande cidade e São Paulo hoje se tornou a sua casa, sem se esquecer de suas raízes, pois ainda mantém familiares e amigos no norte do Paraná.
Fernando nasceu em 4 de abril de 1987. Natural de Londrina, iniciou sua carreira como ator aos nove anos, quando ainda morava em Guarapuava, na região central do estado e cursava o primário. “Minha vontade de fazer teatro surgiu no colégio, quando percebi que os meninos que eram do grupo faziam mais sucesso com as meninas. No final acabei gostando tanto que nunca mais larguei.” Completa Fernando.
Aos onze anos se mudou para Capitão Leônidas Marques, à 20Km de Cascavel , devido a transferência de seu pai e foi onde ganhou o prêmio de ator revelação em uma versão de “O Sitio do Pica-pau Amarelo”, que o incentivou a continuar investindo nessa carreira. Aos doze anos retornou a Londrina, e a partir daí o teatro se tornou fundamental em sua vida.
Desenvolveu trabalhos importantes no Sesi Londrina-Aeroporto com o diretor Alexandre Simioni, como “O Judas no sábado de aleluia” de Martins Pena, “O bem amado”, de Jorge Amado e o musical “Histórias de lenços e ventos”, de Ilo Krugli, que foi o primeiro contato com o canto. Participou da montagem de “La Liberazione di Ruggiero Dall’Isola di Alcina”, opera organizada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e “após cantar a música “All I Ask Of You” para Saulo Vasconcelos (Fantasma da Ópera) fui incentivado a me mudar pra São Paulo e tentar a vida dos musicais”, lembra.
Depois de muitos trabalhos em Londrina, era o ano de 2006 e houve uma seleção de mais de quatro mil currículos e uma série de testes e acabou entrando para o elenco de Miss Saigon (Broadway Musical) de Cameron Mackintosh, dirigido por Fred Hanson e com a produção da Cia Brasil, atual Time 4 Fun, que ficou em cartaz no Teatro Abril de 2007 a 2008. Com isso, se mudava para São Paulo aos 19 anos e estaria enfrentando seu primeiro grande trabalho profissional.
Na capital, participou de programas de TV como Raul Gil e ficou entre os cinquenta primeiros colocados do Programa Ídolos. Após muitos trabalhos intermediários, Fernando foi posto a prova se realmente queria ser artista ou retornar a Londrina e ser uma pessoa comum. “Acreditei que tinha uma missão de mudar a vida das pessoas com minha arte e resolvi que iria encarar isso tudo de perto”, conclui. Na sequência foi convidado a fazer teste para o Musical “Zorro” dirigido por Roberto Lage no Teatro das Artes em 2009, e a partir dai muitos outros trabalhos vieram. Contracenou com grandes nomes como: Luiz Araújo, Naima, Camilla Camargo, Gerson Steves e Claudio Cury.
Então foi convidado para ingressar no musical “Aladim”, adaptação de Igor Miranda e produzido pela Chaim Produções no Teatro Bourbon em 2010 e inicio de 2011. No musical interpretou o papel de rei da Pérsia. No ano de 2011 resolveu se dedicar mais na carreira de ator e ingressou em três peças totalmente diferentes: “Laboratório Sexual” de Jean D'Andrade e dirigida pelo próprio autor e atualmente em cartaz até o fim de novembro no Teatro Plinio Marcos. “Piramo e Tisbe”, de Vladimir Capella, uma remontagem do grande sucesso de 1995, dirigida pelo próprio autor e produzido pela Velloni Produções, onde retrata contos e mitologias gregas como Orfel, Narciso, Hades e Pandora, e ainda resgata um lado shakespeariano, com o estilo “Romeu e Julieta” e atualmente em cartaz no Teatro Sesi Paulista.
Segundo Fernando, “a peça que mais enfrentei dificuldade até hoje foi a de interpretar um garoto de programa em “Garotos Noturno” de Gladston Ramos, pois tive que representar histórias reais, levando o público a mergulhar em um mundo de medos, incertezas, inseguranças e principalmente muita dor. Uma peça que me marcou com certeza para o resto da vida”, completa.
Nessa peça, Fernando acabou compondo uma trilha para a personagem que representava (Tuco), para ter uma base de como expandiria com sua personagem, e para onde poderia explorar esse mundo de tanto sofrimento. Com isso, acabou sentindo a vontade de cuidar de suas composições, que haviam ficado para trás, e começar a projetar a gravação um CD. Atualmente vem trabalhado com seus shows por São Paulo, com os estilos MPB, Jazz e Samba-Rock, e estudado interpretação nas linguagens de TV e Cinema.
“Não consigo viver sem os palcos, mas dois dos meus maiores sonhos são: Fazer uma novela, e principalmente sucesso com minhas músicas. Penso que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, pois são eles que alimentam a alma e nos dão coragem para sempre seguir em frente nessa vida de altos e baixos”. Finaliza Fernando.



SHOW “A ARTE DA VIDA”

No último dia 17 de novembro de 2011 às 22:00h no espaço Ton Ton Jazz na Al. dos Pamaris, 55 - Moema - São Paulo-SP, Brasil, foi realizado um show com Fernando Cursino, que envolveu à noite com sua voz romântica e ritmo totalmente brasileiro, com repertório que mesclou composições suas e grandes músicas da MPB. Um show para apreciadores da boa música, que se repetirá em dezembro.

Participação Especial de Paula Flaiban e Arthur Berges.

Repertório Show 17 de Novembro de 2011

01. Arte da Vida - Fernando Cursino (Capella)
02. O Homem Falou - Maria Rita
03. Música Brasileira - Fernando Cursino
04. Corpicho - Maria Rita
05. Doce Beijo Beija-Flor - Fernando Cursino
06. Encontros e Despedidas - Maria Rita
07. Fascinação - Elis Regina (Trecho da música a Capella)
08. Só Você - Fernando Cursino
09. Sem Fantasia - Chico Buarque
10. Pra Te Esquecer - Fernando Cursino
11. Flor de Liz - Djavan
12. Me Enfeitiçou - Fernando Cursino
13. Carolina - Seu Jorge
14. Carolina - Chico Buarque
15. Não Vejo Você - Fernando Cursino
(leitura do poema "Relacionamento" com fundo musical de "Eu Me Amo"
16. Eu Me Amo - Fernando Cursino (acompanhado de pequenos acordes)
17. Maré dos Afogados - Fernando Cursino
18. Não Deixa o Samba Morrer - Fernando Cursino (Apenas refrão à Capella)
19. A Festa - Maria Rita
20. Canta Pra Andar - Fernando Cursino

2 Comentários:

  • Adorei a matéria, pois fala de um grande amigo meu. Mas a quantidade de erros de português é assustadora! Acho uma vergonha uma pessoa que se diz jornalista escrever de forma tão amadora e confusa. É dever da mídia saber o mínimo de concordância verbal e pontuação.

    Por Anonymous Anônimo, às 6:35 PM  

  • Linda matéria. Os novos talentos devem ser valorizados. Tem muita gente boa por ai que merece uma chance e esse rapaz ainda vai longe.

    Por Anonymous Anônimo, às 12:58 PM  

Postar um comentário

<< Home