.

29.9.11

MCTI participa de experimento global sobre qualidade da água

MCTI participa de experimento global sobre qualidade da água
24/08/2011 - 15:49
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participa das atividades do PH do Planeta. O projeto faz parte do experimento global que integra uma série de ações e eventos propostos pela Unesco e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) em todo o mundo durante o Ano Internacional da Química (AIQ) 2011.

As ações estão sendo coordenadas e estimuladas pelas entidades representativas da química brasileira e apoiadas por universidades e instituições de pesquisa e por várias fundações e entidades de amparo à pesquisa (FAPs) e secretarias estaduais e municipais, dentro do lema “Química para um mundo melhor”.

O experimento faz parte de um conjunto de ideias e ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em química (e em ciências) no país e é uma maneira de se contribuir para uma conscientização coletiva sobre importância da qualidade da água e para a preservação do planeta Terra.

Na atividade, os alunos coletarão, auxiliados pelo professor, uma amostra de água de uma fonte natural local. Eles medirão o pH da amostra, por meio da utilização de soluções indicadoras coloridas. Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através do portal nacional de recebimento dos dados, a página QNInt, da Sociedade Brasileira de Química.

A Sociedade Brasileira de Química e o MCTI estão distribuindo 25 mil kits do experimento para as escolas públicas do país, especialmente para o ensino médio e para os últimos anos do ensino fundamental. A proposta é que o experimento seja realizado ao longo de todo o ano, em especial durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Uma grande chance para os universitários Brasileiros

Programa prevê aprimorar a formação de universitários e cientistas brasileiros em pesquisas e inovação.

O Ministério da ciência,Tecnologia e inovação (MCTI)abriu as inscrições para o programa Ciência sem fronteiras,será disponibilizado 100 mil bolsas de estudo para universitário brasileiros no exterior,até 2014.Serão responsáveis as agencias nacionais de fomento,como o conselho Nacional de desenvolvimento Cientifico e tecnológico (CNPq) e a coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior( Capes ) serão responsáveis pelo o acesso a 75mil vagas. Apenas em 2011, e 7.870 bolsas deverão ser implantadas (veja quadro a seguir)
“Colocamos foco na preparação de nossos melhores talentos,
com a exigência de que voltem ao Brasil e permaneçam pelo menos igual ao viajado”

o maior desafio será ampliar a produção de patentes no Pais, escapar dos riscos de um apagão de mão de obra qualificada e diminuir a distancia entre empresas e universidades.de acordo com a Capes três mil estudantes se inscreveram Sanduiches uma das 6 modalidades de bolsas do programa. pára 500 vagas previstas no primeiro edital lançado para graduados
nos próximos quatro anos, o MCTI prevê desembolso R$ 3,2 bilhões na execução das 75 mil bolsas.
Fazem parte do programa 150 universidades européias,82 americanas,12 chinesas, uma latino americana:Pontifícia universidade Católica chilena por aqui, centros acadêmicos como USP e Unicamp se movimenta para preencher suas vagas.

coluna do editor Gabriel de sales

23.9.11

Projeto Bem-Me-Quer é desenvolvido por meio de parcerias

O Estado do Piauí realiza o projeto Bem me Quer, que faz parte de um plano financiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, PAIR - Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro. Em Teresina, ele é desenvolvido por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal e o Instituto Camillo Filho.

O objetivo do Bem me Quer é implantar o Programa de Ações Integradas de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes na capital piauiense, buscando o fortalecimento no atendimento de crianças e adolescentes vítimas da violência sexual.

A estratégia do programa é combater o problema das ações integradas a serem desenvolvidas através da união do poder público municipal com órgãos de justiça, de segurança e ONGs. A participação do Instituto Camillo Filho se dá através da contratação de estagiários do curso de Serviço Social e professores-consultores que realizam um diagnóstico situacional sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no município, como também, capacitam operadores da rede de serviços de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Esse trabalho subsidia a construção de um Plano Operativo Local que visa sensibilizar gestores para efetivação de ações nessa área.



De acordo com a coordenadora da graduação de Serviço Social do ICF, Vera Lúcia Leite, esta parceria concretiza mais um objetivo da instituição que é possibilitar uma articulação entre academia e sociedade, como também, uma interação entre seu corpo discente e as demandas sociais da realidade da capital.



O prefeito Elmano Férrer destaca a importância do projeto para a cidade: “É uma iniciativa louvável, pois é um mal que deve se combatido. Nossas crianças estão sendo abusadas, muitas vezes, dentro de casa e, na maioria dos casos, o acusado é um parente, um padrasto, um pai. Com esse projeto pretendemos reduzir as tristes estatísticas”, afirma o prefeito.



Márcia Rocha - Jornalista/DRT 1550

Ícone Comunicação

Contatos: (86) 8801.0582/9405.1776/9960.5348

MSN: marciarocha25@hotmail.com

Twitter: @_Marcia_Rocha

20.9.11

Dilma se reunirá com Barack Obama em Nova York




Presidente viaja aos Estados Unidos para participar da Assembléia Geral da ONU
Presidente Dilma Rousseff
Inaugura o debate da assembléia Geral da ONU.
A primeira mulher a discursar para 121 chefes de estados, Governos que participam do evento na 4º feira,entre os quais apenas 12 mulheres.A Chefe do estado Brasileira também falou da reunião que terá com Nicolas Sarkozy presidente da França, e David Cameron,primeiro ministro do reino Unido.
A Presidente ainda espera um encontro com Felipe Calderón, presidente do Mexico.
A agenda da presidente nos Estados unidos está lotada, ela tratará de temas desde saúde como doenças crônicas não-trasmissiveis, como diabetes,ataque cardíacos,câncer e doenças pulmonares,e também sobre a atuação das mulheres na política entre suas atividade ainda receberá o premio Wilson award for Public Serviços, da Woodrow Wilson International Center. Também lançará a parceria para governo aberto,que visa difundir o acesso a informações publicas destinada a promover boas práticas na gestão pública,
Porem no Brasil à votação da lei de acesso a informação está parado no Congresso devido a manobras do senador e ex – presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL)
Dilma se projeta como liderança mundial, diz o cientista político Murilo de Aragão,da Arko Advice, mesmo com o projeto parado no Congresso assessores do planalto dizem que a Presidente poderá citar projeto da Comissão como exemplo de transparência.
Na quinta-feira (22), antes de retornar a Brasília, Dilma participará de um encontro sobre segurança nuclear e de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre diplomacia preventiva.
Informação tirada do jornal Brasil Econômico

foto de Roberto Stuckert Filho/PR

16.9.11

XIX Congresso Brasileiro de Poesia,


XIX Congresso Brasileiro de Poesia,
XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA HOMENAGEIA O POETA
AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA


Como já é tradição em todo o início de outubro, mais uma vez a cidade gaúcha de Bento Gonçalves, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, abrirá suas portas para a caravana de poetas que irão participar – entre os dias 03 e 08 daquele mês – da décima-nona edição do Congresso Brasileiro de Poesia, um dos maiores encontros de poetas das três Américas.
Tendo como tema “A Poesia Vivida”, em homenagem ao poeta mineiro Affonso Romano de Sant’Anna, aproximadamente cem poetas dos mais diversos estados brasileiros e de alguns países latino-americanos já confirmaram presença, e irão protagonizar uma programação diversificada, composta por muitos recitais, performances, rodas de poesia, espetáculo teatral, palestras nas escolas e debates sobre as diversas formas do fazer poético.
A abertura do evento acontece no Salão Nobre da Prefeitura Municipal às 17 horas do dia 03 de outubro, com recital do poeta homenageado e performance do grupo carioca “Simplesmente Poesia”, que contará um pouco da vida de Affonso Romano de Sant’Anna.
À noite, no anfiteatro Ivo Da Rold, na Fundação Casa das Artes, o escritor Rodney Caetano (Curitiba) apresentará a palestra “A descida de Sant’Anna aos infernos da modernidade”, tendo como mediador o poeta carioca Eduardo Tornaghi. A seguir, será a vez do homenageado, que abordará o tema do Congresso, “A Poesia Vivida”, tendo como mediadores os mineiros Ronaldo Werneck e Márcio Borges. O Grupo carioca “Poesia Simplesmente” encerrará os trabalhos da primeira noite, apresentando o espetáculo “Affonso Romano, retrato de um poeta”.
A partir da manhã de terça-feira, dia 04, até a sexta-feira à noite, os poetas desenvolverão intensa atividade nas escolas do município e no espaço cultural da Fundação Casa das Artes, além de apresentarem recitais em entidades como o Lar do Ancião, Centro de Atendimento Psico-Social, Biblioteca Pública Castro Alves, Presídio Municipal e Hospital Tachini.
Entre os vários poetas que se apresentarão em recitais, destacam-se: Tanussi Cardoso, Brenda Mars, Mano Mello, Jiddu Saldanha, Eduardo Tornaghi, Renato Gusmão, Rui do Carmo, Edmilson Martins, Dalmo Saraiva, Glauter Barros, Telma da Costa, Cláudia Gonçalves, May Pasquetti, Rodrigo Mebs, Ricardo Reis, Flávio Pitinici, Silvio Ribeiro de Casto, Laura Esteves, Jorge Ventura, Angela Carrocino, Eugênia Loretti, Artur Gomes e o Grupo Tatamirô.
Na noite do dia 07, o escritor e letrista Márcio Borges, parceiro de Milton Nascimento, falará sobre a trajetória e a importância do Clube da Esquina na historia da música popular brasileira, tendo como debatedores Affonso Romano de Sant’Anna e Ronaldo Werneck. Já o poeta Colmar Duarte, o criador da Califórnia da Canção Nativa, falará sobre a poesia gaúcha, tendo como debatedor Omair Trindade.
No decorrer da semana, estão previstas sessões de autógrafos dos seguintes escritores: Affonso Romano de Sant’Anna (“Ler o Mundo” e “Sísifo desce a montanha”) e Marina Colasanti (“Passageira em Trânsito”), na Livraria Paparazzi; Airton Ortiz (“Havana”) e Ronaldo Werneck (“Há Controvérsias 2”), na Livraria do Maneco; Márcio Borges (“Os Sonhos Não Envelhecem” e “O Canto do Pássaro-preto” – Poemas e Letras de Paul McCartney”) na Livraria Aquarela. Também serão lançados os volumes 13 e 14 da “Antologia Poesia do Brasil” e o volume 8 de “Poeta, Mostra a tua Cara”, publicações oficiais do evento.
Prioridade para as escolas
Trinta e duas escolas do município participarão do evento deste ano, recebendo os poetas em suas dependências, e doze delas deslocarão alunos para participar de atividades que acontecerão nas dependências do Auditório da Escola General Bento Gonçalves da Silva e na Fundação Casa das Artes.
Entre os principais projetos que tradicionalmente compõem a programação oficial do evento, destacam-se: “Poesia na vidraça” (que começa a ser executado no dia 27 de setembro, e consiste na utilização das vitrines das lojas do centro da cidade para exposição de poemas de autores brasileiros); “Poesia numa hora dessas?” (quando poetas apresentam recitais em repartições públicas e privadas); “Uma idéia tece a outra” (realizado na Biblioteca Municipal e que consiste no “empréstimo” de um poeta a uma turma de alunos), além das tradicionais rodas de poesia na Via del Vino.
Promovido pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Cultura, o Congresso é realizado pelo Proyecto Cultural Sur/Brasil, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores e Sindilojas.
Agradecemos a divulgação.

Ademir Antonio Bacca
Coordenador Geral do Evento

Maiores informações:
adebach@gmail.com
Fone: 54-8123-0034

15.9.11

Loucos do Tarô

Em Campanha para o dia das Crianças.











A Campanha que iniciou no dia 31 de Agosto com a presença de grandes artistas como Cacá Rosset, Jaime Periard, Ary Toledo, banda Leela, Falamansa, dentre outros, visa arrecadar brinquedos para as Instituições Casa da Sopa de Limeira do Apresentador Geraldo Luis, Fundação Edmilson do jogador Edmilson e Fundação Gol de Letra dos ex jogadores Raí e Leonardo.



A Cia. está em temporada com os espetáculos Lisbela e o Prisioneiro (domingo as 19h) e SONHO (sábado as 21h) no Teatro Commune (R. Consolação, 1218) e durante a temporada, quem levar um brinquedo em bom estado, ganha 50% de desconto no ingresso.



Para as empresas e pessoas físicas, também oferecemos a compra de cupons para a Campanha. Na aquisição de cada cupom no valor de R$ 50,00, a pessoa ou a empresa ganha uma caneca personalizada dos personagens dos espetáculos (à sua escolha) e concorre a camiseta da Seleção Brasileira autografa pelos jogadores Leo, Elano e Neymar ou a bola de vôlei autografada pela jogadora campeã olímpica Fofão.


Agradecemos e contamos com vossa sensibilidade para a compra de um ou mais cupons, o sorteio será realizado no dia 25 de Setembro na ultima apresentação de Lisbela e o Prisioneiro as 19h no Teatro Commune.



A disposição para qualquer esclarecimento, torçamos que vossa sensibilidade nos apóie nesta nobre causa.



Abraços, atenciosamente,

Cia. Loucos do Tarô

Jô de Souza
jo@loucosdotaro.com.br
(11) 7453-3700
Cal Titanero
caltitanero@loucosdotaro.com.br
(11)9852-0818

5.9.11

“FINAL DE SEMANA CULTURAL ARTPOP”







Nos últimos dias 19, 20 e 21 de agosto aconteceu em Cabo Frio o “Final de Semana Cultural ARTPOP”. A ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio elaborou várias atividades e eventos culturais, que contaram com a presença de 300 participantes de 20 estados brasileiros e 04 países. Muitas autoridades do meio cultural, como presidentes de academias e associações, estiveram presentes. As principais programações foram compostas por: Baile de Gala com Cerimônia Solene de Posse no Salão Nobre do Esporte Clube Tamoyo, Seminário Cultural Acadêmico no Teatro Municipal de Cabo Frio, Feira Literária, Exposição de Artes Plásticas e City Tour Cultural por toda a Cidade.
O Presidente Carlos Alberto ressaltou a importância da ARTPOP em propor esse tipo de intercâmbio, onde os participantes podem interagir e combinar novos encontros e, além de tudo, proporcionar o crescimento cultural.
O Final de Semana Cultural contou com o apoio das Secretarias de Cultura, Turismo e Transporte da Cidade de Cabo Frio, além do apoio cultural de quase 30 instituições de todo o Brasil e também da mídia escrita e televisionada.

Veja abaixo as atividades especificadas:

Baile de Gala com Cerimônia Solene de Posse
No dia 19, aconteceu no Salão Nobre do Esporte Clube Tamoyo, o Baile de Gala com Cerimônia Solene de Posse, onde inúmeros artistas tomaram posse nas categorias Benemérito, Honorário, Participativo, Associativo e Correspondente. A ARTPOP ainda inovou fundando a categoria Pré Acadêmico, dando posse a quatro novos acadêmicos nas idades entre 10 e 18 anos. São jovens que participarão de um programa de acompanhamento cultural.
Os pontos altos da noite ficaram por conta das apresentações musicais do músico Da Ghama (que também tomou posse como Acadêmico) e do teclado de Ralf Bravo, da homenagem prestada ao saudoso José Casimiro e da posse das atrizes Neuza Amaral e Eva Tudor.
Várias autoridades municipais prestigiaram o evento como a Vice Prefeita Delma Jardim, o Secretário de Cultura José Correia, o Chefe de gabinete do Prefeito, Alfredo Gonçalves, o verador Fernando do Comilão e o Presidente da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, Dinho.
A Lagos TV e a Jovem Tv estavam no local fazendo a cobertura, bem como inúmeros jornais da Região.

I Seminário Acadêmico Cultural
Com o tema: "Intercâmbio Cultural - O papel das Instituições para um futuro mais produtivo" foi realizado no dia 20, no Teatro Municipal de Cabo Frio, o I Seminário Acadêmico Cultural. Idealizado pela escritora e artista plástica Dyandreia Portugal, o Seminário foi um evento direcionado aos acadêmicos de diversas Academias, artistas em todas as modalidades, ligados a Associações e Fundações Culturais e convidados simpatizantes da cultura. O Seminário, que foi um sucesso de público, começou pela ARTPOP e pretende, percorrer anualmente todas as Academias que se propuserem a serem anfitriãs, fazendo o intercâmbio de informações, difundindo a cultura e unindo seus pares. A próxima academia anfitriã será a Academia de Artes e Letras Buziana, que já neste evento convidou os participantes para estarem presentes em Búzios no próximo mês de maio.
Caravanas de diversas instituições foram organizadas para estarem presentes a este Seminário. Entre os palestrantes desta edição, o Seminário contou com Diva Pavesi - Delegada da Academia de Letras e Artes de Paris e da Divine Isntitute, Joyce Cavalccante - Diretora da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras, Eliane Mariath – Presidente da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro e na mesa de debates, vários Presidentes de Academias. A Abertura ficou por conta do Secretário de Cultura José Correia.
Foram distribuidos materiais de credenciamento e o Seminário ainda contou com a realização de uma Feirinha Literária, organizada pela escritora Izabelle Valladares, uma Exposição de Artes Plásticas, o sorteio de quase 100 livros e materiais de pintura e a apresentação artísticas dos pré acadêmicos.
A TV Atlântica, do Rio de Janeiro, fez a cobertura do evento no local.

City Tour Cultural

No dia 21, encerrando o final de semana, uma caravana de artistas visitou vários pontos Culturais de Cabo Frio, entre eles, o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, o mirante do Morro da Guia, o Museu José de Dome – Chariras, a Casa Atelier Carlos Sclier, o Bairro da Passagem, a Praia do Forte e o Forte São Matheus. Na ocasião não só os visitantes da cidade, mas também diversos moradores puderam se aproximar mais do acervo local e criar intimidade com sua própria história. O grupo foi acompanhando por um historiador da Secretaria de Turismo. O programa de TV “City Tour”, aproveitou a ocasião para gravar e acompanhar os artistas, registrando assim todas as atividades.

Para que tudo fosse realizado, a ARTPOP - Academia de Artes de Cabo Frio contou com alguns beneméritos que foram homenageados durante o Baile de Gala e com o apoio institucional das Secretarias de Cultura, Turismo e Transporte. O apoio cultural foi realizado pelas seguintes instituições:
AACLIP - Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá
ABBA - Academia Brasileira de Belas Artes
ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais
ABMA - Academia Brasileira de Meio Ambiente
ABRAMES - Academia Brasileira de Medicos Escritores
ABT - Academia Brasileira de Trovas
Academia de Letras do Brasil – Mariana/MG
Academia Guanabarina de Letras
ACLA/MG - Academia De Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais.
ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências
AELN - Academia de Escritores do Litoral Norte Gaúcho
AFBA – Associação Fluminense de Belas Artes
ALAB – Academia de Letras e Artes Buziana
ALAP – Academia de Letras e Artes de Paranapuã
ALeART – Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos
Divine Collection
Divine Institut des Arts et Culture
Editora Art Club
FALARJ – Federação das Academias de Letras e Artes do RJ
IHGN - Instituto Histórico e Geográfico de Niteroi
Inbras-CI - Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
Jornal Adralva Cultural
Jornal Poiésis
Ordem Pumart de Honra
Portal Saber Cultural
REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras
UBE – União Brasileira de Escritores
Valladares Books
Varal Do Brasil Editora